IF Baiano firma parceria com Instituto Politécnico de Bragança, em Portugal

Publicado por
Tiago Marques
Compartilhado

O IF Baiano e o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal, acabam de formalizar uma parceria que visa o fortalecimento das relações bilaterais e acadêmicas entre as duas instituições e países, por meio da mobilidade de estudantes e servidores(as). Com a assinatura do acordo, o IF Baiano poderá promover ações de mobilidade e intercâmbio com a instituição portuguesa.

De acordo com o IF Baiano, a Assessoria de Relações Internacionais (Arinter) do IF Baiano tem buscado fortalecer a internacionalização da instituição e propôs, como uma de suas prioridades, estabelecer parceria com os Institutos Politécnicos portugueses, devido a sua proximidade linguística e acadêmica (os IPs ofertam cursos técnicos, de graduação, pós-graduação e mestrados).

Segundo o Assessor de Relações Internacionais, Mateus Melo da Silva, após definir essa prioridade, a Arinter passou aos diálogos para encontrar os pontos em comum e analisar os interesses mútuos entre as instituições, de forma que pudessem construir um acordo e plano de trabalho que permitissem desenvolver ações conjuntas para o fortalecimento da internacionalização das duas instituições.

O que o IF Baiano e o IPB têm em comum?

As duas instituições se dedicam à educação profissional, científica e tecnológica em seus países. Ambas trabalham com a oferta de cursos técnicos, mas também atuam visando a verticalização do conhecimento, permitindo que os estudantes passem a níveis acadêmicos mais elevados, incluindo graduação e até mestrado. Além disso, explica o Assessor de Relações Internacionais: “considerando nossas diferentes áreas de conhecimento, com destaque para a questão agrícola e a expressividade do IPB nessa área, foi verificado que existe uma ampla disponibilidade de cursos nas duas instituições cujas ofertas de componentes curriculares e atividades de pesquisas e extensão são de interesse mútuo”.

Como o IF Baiano se beneficia com essa parceria?

O Instituto Politécnico de Bragança possui renomados cursos nas áreas das Ciências Agrárias, incluindo os cursos técnicos em Gestão Agrícola, Produção Agrícola, Produção Agroflorestal e Tecnologias do Território Agroflorestal; além dos cursos de graduação em Engenharia Agronômica, Engenharia Zootécnica, Enfermagem Veterinária; mestrados em Agroecologia, Tecnologias da Ciência Animal, Agricultura Tropical. São cursos que apresentam afinidade com o caráter agrícola do IF Baiano, o que permite trocas de conhecimentos significativas, garantindo a efetividade do retorno dessas ações para a instituição. “Há, ainda, diversos cursos em outras áreas comuns às nossas instituições, o que nos permitirá o estabelecimento de ações sólidas para o ensino, a pesquisa e inovação e a extensão em diversos campos do saber. As possibilidades são imensas”, conta com entusiasmo o assessor de Relações Internacionais.

Além disso, segundo Melo, as ações que se iniciam com este primeiro acordo abrem as portas para outras propostas interessantes. “Estamos dialogando, para um futuro próximo, sobre as possibilidades de estabelecermos convênios para dupla titulação, por exemplo”, relata.

Intercâmbio

A partir desse acordo, o IF Baiano pretende realizar editais de intercâmbio, principalmente de estudantes, e a Assessoria de Relações Internacionais também estará à disposição para viabilizar outras ações que não se enquadrem nos editais. “Vale destacar que o acordo também abre portas para a realização de ações de mobilidade, envolvendo servidores pesquisadores e extensionistas para o desenvolvimento de projetos de cunho internacional bilateral”, explica Melo.

A Assessoria de Relações Internacionais está em diálogo para construção de novas parcerias e trabalha na construção da regulamentação para a criação de Centros de Línguas nos campi, o que favorecerá o estabelecimento de parcerias com outros países. Para a pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, Hildonice Batista, a parceria firmada entre o IF Baiano e o Instituto Politécnico de Bragança fortalece a importância da internacionalização no processo formativo dos estudantes.

Sobre o IF Baiano

Reitoria do IF Baiano em Salvador

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) foi criado em 2008 e é uma instituição de ensino médio e superior, focado na Educação Profissional e Tecnológica. Agrega as antigas Escolas Agrotécnicas Federais e as Escolas Médias de Agropecuária Regionais da Ceplac (EMARC) presentes na Bahia. Atualmente, possui 14 campi nos municípios de Catu, Senhor do Bonfim, Santa Inês, Guanambi, Valença, Teixeira de Freitas, Itapetinga, Uruçuca, Bom Jesus da Lapa, Governador Mangabeira e Serrinha, Alagoinhas, Itaberaba e Xique-Xique.

Tiago Marques
Publicado por
Tiago Marques

Notícias recentes

Nível do rio São Francisco continua subindo em Minas, Bahia e Pernambuco

Mesmo com a diminuição das chuvas, o escoamento natural das águas da bacia hidrográfica continua…

Bamin, CCR e outras empresas abrem vagas de emprego para Salvador

Mais de seis empresas estão com vagas de emprego abertas para Salvador, nesta terça-feira (18).…

Assaí Atacadista abre quase 300 vagas de emprego em Teixeira de Freitas

O Assaí Atacadista está com 274 vagas de emprego abertas para Teixeira de Freitas. As…

PM apreendeu 35 quilos de maconha e prendeu três pessoas em Itapetinga

Trinta e cinco quilos de maconha, duas balanças e embalagens para o comércio de entorpecentes…

Em Vitória da Conquista, 46 famílias atingidas pelas chuvas ainda estão em abrigos

A Prefeitura de Vitória da Conquista informou nesta terça-feira (18) que cinco dos oito abrigos…

PRF prende traficante com mais de meia tonelada de maconha no Sul da Bahia

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 514 kg de maconha na noite desta segunda-feira (17),…