Inmet emite novo alerta para chuvas severas nas regiões de Guanambi, Vitória da Conquista e Sul da Bahia

Alerta Inmet guanambi vitória da conquista
Reprodução | Inmet

Um novo alerta meteorológico foi emitido pelo Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS) e pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) por conta de potenciais perigos por conta de tempestades em várias regiões da Bahia, Minas Gerais e parte de Goiás.

O alerta foi emitido por às 10h desta quarta-feira e tem validade de 24 horas, incluindo toda a faixa de divisa da Bahia e Minas Gerais, pegando deste o sul da região Oeste, até as regiões de Guanambi e Vitória da Conquista e todo o Sul do Estado.

Leia também

https://agenciasertao.com.br/2021/12/02/inmet-renova-alerta-de-tempestades-nas-regioes-de-guanambi-e-vitoria-da-conquista/

No período de vigência do alerta, são esperadas chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos (60-100 km/h). Também há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

As instruções para o caso de perigo eminente são para evitar abrigo debaixo de árvores em caso de rajadas de vento, pois há risco de queda e descargas elétricas. Também é recomendado que não se estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Em caso de temporais muito intensos, outra recomendação é para que se desligue aparelhos elétricos e até mesmo o quadro geral de energia do imóvel se possível. Em caso de emergência, a Defesa Civil (telefone 199) e o Corpo de Bombeiros (telefone 193) devem ser acionados.

Abrangência do alerta

O risco de temporais intensos está presente em 500 municípios das regiões Central Mineira, Vale do Rio Doce, Noroeste Espírito-santense, Vale do Mucuri, Norte de Minas, Sul Baiano, Jequitinhonha, Norte Goiano, Metropolitana de Belo Horizonte, Leste Goiano, Centro Sul Baiano, Noroeste de Minas, Oriental do Tocantins, Vale São-Franciscano da Bahia, Extremo Oeste Baiano, Oeste de Minas, Litoral Norte Espírito-santense, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba.

Chuvas na região

Os institutos de meteorologia e os modelos meteorológicos estão prevendo muita chuva nos próximos dias nas regiões de Guanambi e Vitória da Conquista. Os volumes mais expressivos são esperados entre quinta-feira (2) e sexta-feira (6). Há possibilidade de chuvas nas duas localidades durante toda a primeira quinzena de dezembro.

Os volumes dos próximos dez dias devem variar entre 90 e 160 mm em Guanambi e entre 130 e 145 mm em Vitória da Conquista.

Registros de chuva em novembro em Guanambi

No acumulado do mês de novembro, o pluviômetro da Agência Sertão registrou 129 mm no Centro de Guanambi. Já a estação meteorológica do Inmet, localizada no Aeroporto de Guanambi, registrou acumulado de 141,8 mm nos últimos 30 dias.

Leitores da Agência Sertão comentaram que a distribuição da chuva na região foi bastante irregular, pois há localidades nos municípios do entorno de Guanambi onde a precipitação de novembro ficou próxima a 300 mm, como no caso de algumas regiões próximas às divisas de Guanambi, Pindaí e Candiba.

Já em Vitória da Conquista, o acumulado de chuva medido na cidade no mês varia de 200 a 240 mm nas regiões da cidade. Os dados são dos pluviômetros do Centro Nacional de Monitoramento de Alertas e Desastres Naturais (Cemaden), que dispõem de cinco estações na cidade.

Nos últimos quatro, o acumulado de chuvas na cidade está em torno de 55 mm. Um temporal que caiu nesta terça-feira (30) causou grandes transtornos na cidade.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile