Depois de quase dois anos de obras, o Governo da Bahia inaugurou a ponte sobre o rio São Francisco ligando os municípios de Xique-Xique e Barra. A solenidade está acontecendo nesta sexta-feira (3) com a presença do governador Rui Costa.
Com a entrega da ponte para a população, o serviço de balsa que fazia a travessia de veículos entre as margens foi suspenso no início da manhã nos dois serviços. Antes, o tempo médio para passar de um lado par ao outro era de 30 minutos, agora serão necessários apenas dois minutos com a liberação da ponte para passagem ao meio dia.
A ponte fica na BA-160 e tem pouco mais de mil metros de extensão e vai ligar as regiões Centro-Norte e Oeste do Estado. De acordo com o governo, a obra vai aproximar diferentes regiões, facilitando a vida da população e contribuindo para o desenvolvimento econômico.
Veja as imagens da Ponte
“Com muita alegria e orgulho entregamos hoje essa grande obra do Governo do Estado, construída sobre o rio São Francisco. Investimos mais de R$ 133 milhões nesta integração entre duas regiões importantes da Bahia! São mais de 2,5 milhões de pessoas que vão trafegar com mais rapidez, conforto e segurança pela ponte, que é também um vetor de desenvolvimento, que gera emprego e renda”, disse Rui Costa.
A ponte sobre o rio São Francisco entre Xique-Xique e Barra leva o nome de Luiz Felipe de Souza Leão, pai do vice-governador João Leão. O nome foi aprovado através de Projeto de Leino plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), no dia 23 de novembro. O homenageado era pernambucano e residiu no interior da Bahia nos anos de 1950. Fundou uma usina de açúcar no município de Barra e foi pioneiro na implantação de projetos de irrigação às margens do Rio São Francisco.
A Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra-BA) informou que também foram realizadas outras melhorias na BA-160, que faz parte do sistema viário da BA-052, como a restruturação de vinte quilômetros de rodovia, implantação de baias de emergência e pontos de parada de ônibus.
Também foi realizada a melhoria da geometria da rodovia e de acessos locais. Durante a execução, as obras geraram 350 empregos diretos.
A expectativa é de que a obra fortaleça o corredor logístico para o escoamento da produção agrícola, além de cadeias produtivas em expansão como a de energias renováveis e o turismo.
Veja a cerimônia de inauguração