Vitória da Conquista decretou situação de emergência após fortes chuvas

Reprodução | PMVC

A prefeitura de Vitória da Conquista decretou situação de emergência pela situação anormal provocada pelo excesso de chuvas na cidade, nesta segunda-feira (6). Devido as fortes chuvas, moradores estão protestando pela falta de infraestrutura dos bairros e houve deslizamento de terra.

O decreto de emergência autoriza a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta aos desastres e a realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelas chuvas intensas.

Uma área na Rua Caxias, lateral à Praça da Juventude, no bairro Guarani, sofreu um deslizamento por causa da chuva forte no domingo (5). Na tarde na segunda-feira (6), a prefeita Sheila Lemos visitou e acompanhou a continuidade da força tarefa dos órgãos municipais que atuam, desde o início da noite de domingo, para minimizar os danos causados e eventuais prejuízos dos moradores da Rua Eduardo Costa, que ficam à margem da encosta.

Nos últimos quatro dias, o acumulado de chuva supera os 95 mm em alguns pontos da cidade. A maior chuva foi registrada na tarde de domingo (5). Em apenas uma hora, choveu mais de 50 mm nos bairros Patagônia e Recreio, locais onde foram encontrados os maiores registros do temporal. O acumulado do dia passou de 75 mm.

Fonte: Cemaden

Segundo a Prefeitura, toda estrutura municipal está em alerta para tentar reduzir os danos dos locais mais afetados. “Hoje estamos aqui [no Guarani] tomando as providências cabíveis, e assim que a chuva passar vamos fazer uma solução definitiva aqui para o local. Por enquanto é um paliativo, assim também em todas as áreas que foram alagadas”, disse a prefeita.

Moradores do bairro Lagoa das Flores reclamam dos alagamentos na localidade. Um grupo fechou o Km 815 da BR-116 em um protesto que levou cerca de quatro horas e causou um engarrafamento até Cândido Sales, que fica a 90 km de Vitória da Conquista. Na manifestação, os moradores fecharam a pista com pneus e colocaram fogo em materiais.

De acordo com publicação do G1, os moradores pediram que a prefeitura tome uma providência com relação à situação de infraestrutura. Eles contaram que depois que chove, a água empoça no bairro e demora até cinco dias para escoar. No entanto, com os constantes temporais na cidade desde novembro, esse volume de chuva tem virado lama e invadido as casas.

O grupo também chamou a atenção para o fato de que o lamaçal oferece riscos para a saúde da população, além do perigo de locomoção – já que a visibilidade do chão fica impossibilitada. A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Vitória da Conquista, que ainda não se manifestou sobre a situação. A manifestação foi dispersada pela PRF.

Previsão para Vitória da Conquista

O tempo deve permanecer chuvoso em Vitória da Conquista pelo menos pelos próximos cinco dias. Neste período, o acumulado pode superar os 100 mm segundo as previsões dos institutos de meteorologia e dos dados fornecidos por modelos meteorológicos.

Os maiores acumulados devem ocorrer entre esta terça-feira (7), e quinta-feira (9). Também há previsão de continuação da chuva na próxima semana, com chances de pancadas em praticamente todos os dias.

 

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile