23.3 C
Guanambi
18.9 C
Vitória da Conquista

Inmet emite alerta vermelho para as regiões de Guanambi, Vitória da Conquista e Sul da Bahia

Mais Lidas

As regiões de Guanambi, Vitória da Conquista e toda a região Sul da Bahia estão sob alerta vermelho, o mais severo para riscos de temporais. O aviso também vale para a metade norte do Espírito Santo e para áreas do Nordeste e Leste de Minas Gerais.

De acordo com o Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS) e o Instituto Nacional de Meteorologia (inmet), a possibilidade de chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia e ventos superiores a 100 km/h.

Estas condições podem provocar grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário.

O alerta foi iniciado às 10h desta quarta-feira (8) e tem de 24 horas. Ele substituiu o alerta laranja que vigorava para as regiões nas 24 horas anteriores.

Em caso de temporais intensos, recomenda-se que se desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Já no caso de exurradas fortes, a recomendação é para que se coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos. Em situações intensas, é recomendado que se procure abrigo seguro, evite permanecer ao ar livre. A Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193) devem ser acionados em caso de emergências.

Área de abrangência do aviso

O aviso é válido para 300 municípios, localizados nas regiões Vale do Rio Doce, Noroeste Espírito-santense, Vale do Mucuri, Norte de Minas, Sul Baiano, Jequitinhonha, Centro Sul Baiano, Litoral Norte Espírito-santense, Vale São-Franciscano da Bahia, Extremo Oeste Baiano, Central Espírito-santense.

Previsão

De acordo com os institutos de meteorologia e dados dos modelos meteorológicos, deve chover entre 80 e 120 mm em Guanambi até o fim de semana. Já em Vitória da Conquista a precipitação deve variar entre 50 e 90 mm.

As chuvas devem ser intensas em várias regiões do Estado, incluindo as regiões Oeste, Centro-Sul, e Sul, além de todo o Vale São-franciscano.

Tragédia em Itamaraju

Na cidade de Itamaraju, no Extremo-Sul do Estado, choveu mais de 300 mm entre o fim da noite de terça-feira (7) e o início da manhã desta quarta-feira. O temporal causou alagamentos e deslizamentos de terra. Duas crianças e um adulto, tio delas, morreram após um barranco atingir o imóvel em que estavam. A mãe, o pai e o irmão mais velho das crianças conseguiram sair com vida da tragédia.

 

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas