Previsão do Tempo

Inmet emite alerta vermelho para as regiões de Guanambi, Vitória da Conquista e Sul da Bahia

Publicado por
Tiago Marques
Compartilhado

As regiões de Guanambi, Vitória da Conquista e toda a região Sul da Bahia estão sob alerta vermelho, o mais severo para riscos de temporais. O aviso também vale para a metade norte do Espírito Santo e para áreas do Nordeste e Leste de Minas Gerais.

De acordo com o Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS) e o Instituto Nacional de Meteorologia (inmet), a possibilidade de chuva superior a 60 mm/h ou maior que 100 mm/dia e ventos superiores a 100 km/h.

Estas condições podem provocar grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, queda de árvores, descargas elétricas, alagamentos, enxurradas e grandes transtornos no transporte rodoviário.

O alerta foi iniciado às 10h desta quarta-feira (8) e tem de 24 horas. Ele substituiu o alerta laranja que vigorava para as regiões nas 24 horas anteriores.

Em caso de temporais intensos, recomenda-se que se desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. Já no caso de exurradas fortes, a recomendação é para que se coloque documentos e objetos de valor em sacos plásticos. Em situações intensas, é recomendado que se procure abrigo seguro, evite permanecer ao ar livre. A Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193) devem ser acionados em caso de emergências.

Área de abrangência do aviso

O aviso é válido para 300 municípios, localizados nas regiões Vale do Rio Doce, Noroeste Espírito-santense, Vale do Mucuri, Norte de Minas, Sul Baiano, Jequitinhonha, Centro Sul Baiano, Litoral Norte Espírito-santense, Vale São-Franciscano da Bahia, Extremo Oeste Baiano, Central Espírito-santense.

Previsão

De acordo com os institutos de meteorologia e dados dos modelos meteorológicos, deve chover entre 80 e 120 mm em Guanambi até o fim de semana. Já em Vitória da Conquista a precipitação deve variar entre 50 e 90 mm.

As chuvas devem ser intensas em várias regiões do Estado, incluindo as regiões Oeste, Centro-Sul, e Sul, além de todo o Vale São-franciscano.

Tragédia em Itamaraju

Na cidade de Itamaraju, no Extremo-Sul do Estado, choveu mais de 300 mm entre o fim da noite de terça-feira (7) e o início da manhã desta quarta-feira. O temporal causou alagamentos e deslizamentos de terra. Duas crianças e um adulto, tio delas, morreram após um barranco atingir o imóvel em que estavam. A mãe, o pai e o irmão mais velho das crianças conseguiram sair com vida da tragédia.

 

Tiago Marques
Publicado por
Tiago Marques

Notícias recentes

Uesb abre seleção para curso EAD de Especialização em Mídias na Educação

Por meio do Edital 095/2022, a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) abre seleção para…

Adab participa de seminário em Brasília sobre serviços de inspeção municipal para produtos de origem animal

Acontece até esta sexta (27) o “Seminário Sobre Requisitos Básicos de Estruturação de Serviço de…

Cinema Itinerante vai exibir filme do Homem Aranha de graça em Vitória da Conquista, Itabuna e Eunápolis

Desta sexta-feira (27 até este domingo (29), visitantes e moradores de três cidades baianas poderão…

Concurso de Quadrilhas do São João do Gurutuba tem edital lançado

O edital do Concurso de Quadrilhas Juninas do São João do Gurutuba foi divulgado nesta…

Correios lançaram licitação para lojistas de Alagoinhas, Camaçari, Lauro de Freitas, Ilhéus e Salvador

Os Correios lançaram nova licitação para os varejistas que desejam instalar uma unidade do “Correios…

Prazo para pagamento da taxa de inscrição do Enem 2022 termina nesta sexta

Termina nesta sexta-feira (27) o prazo para o pagamento da taxa de inscrição do Exame…