30.7 C
Guanambi
20.1 C
Vitória da Conquista

Itamaraju registra alagamentos e três mortos em deslizamento após chuva de 300 mm na madrugada

Mais Lidas

Choveu muito acima do comum na cidade de Itamaraju, na região de Teixeira de Freitas, no Extremo-Sul do Estado. De acordo com os registros do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), em 24 horas, o volume de chuva na cidade é de 334 mm, sendo que 304 mm foram registrados entre o fim da noite desta terça-feira (7) e início da manhã desta quarta-feira (8).

O temporal provocou uma tragédia no bairro Novo Prado, onde uma encosta caiu sobre uma casa na Rua Espírito Santo. Das seis pessoas que estavam no imóvel, duas crianças de 4 e 8 anos e um adulto de idade ainda não informada morreram soterradas. A mãe e o pai das duas crianças, além do irmão mais velho, conseguiram sair do imóvel. O resgate das vítimas e remoção dos corpos do soterramento foi iniciado no início da manhã.

O prefeito Marcelo Angênica publicou um vídeo em suas redes sociais onde aparece visitando o local da tragédia. Outros bairros da cidade também foram afetados por deslizamentos.

Desde de a madrugada, equipes da Defesa Civil, prefeitura, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar estão mobilizadas para ajudar no auxílios aos desalojados. Ainda não foi divulgado um balanço oficial de desabrigados, desalojados, vítimas e prejuízos materiais causados pelo desastre.

A prefeitura disponibilizou o número telefônico (73) 98879-2332 para auxiliar os afetados. As escolas Reitor Edgard Santos e Antigo Polivalente estão servindo como ponto de apoio para quem teve que deixar suas casas.

De acordo com os registros do Cemaden, as chuvas começaram no fim da noite e tiveram seu período mais intenso por volta de 11h. Em apenas uma hora de chuva, foram registrados 72,4 mm. Continuou chovendo no decorrer da madrugada e o temporal se intensificou por entre as 4h e 7h da manhã, somando mais de 150 mm no período.

Registro de chuvas em Itamaraju – Cemaden

Muitos vídeos circulam nas redes sociais mostrando os alagamentos registrados na cidade. Uma das imagens mostra a água invadindo uma residência enquanto uma senhora sentada no sofá assiste a enxurrada sem conseguir reagir à situação.

Em outra publicação, um vídeo mostra a forte enxurrada na localidade conhecida como Cidade Baixa, onde a água chegou a cobrir os capôs dos veículos.

As principais saídas da cidade ficam bloqueadas. As fortes chuvas provocaram ocorrências em trechos da BR-101/BA. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) monitora os locais e trabalha para solucionar as situações o quanto antes. As ocorrências são entre os KMs 803  e 811 na ponte Jucuruçu  e do KM 873 ao KM 896 em Itamaraju. Não há informações sobre interdição total da pista nos trechos citados.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas