Sul Baiano

Itamaraju registra alagamentos e três mortos em deslizamento após chuva de 300 mm na madrugada

Publicado por
Tiago Marques
Compartilhado

Choveu muito acima do comum na cidade de Itamaraju, na região de Teixeira de Freitas, no Extremo-Sul do Estado. De acordo com os registros do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), em 24 horas, o volume de chuva na cidade é de 334 mm, sendo que 304 mm foram registrados entre o fim da noite desta terça-feira (7) e início da manhã desta quarta-feira (8).

O temporal provocou uma tragédia no bairro Novo Prado, onde uma encosta caiu sobre uma casa na Rua Espírito Santo. Das seis pessoas que estavam no imóvel, duas crianças de 4 e 8 anos e um adulto de idade ainda não informada morreram soterradas. A mãe e o pai das duas crianças, além do irmão mais velho, conseguiram sair do imóvel. O resgate das vítimas e remoção dos corpos do soterramento foi iniciado no início da manhã.

O prefeito Marcelo Angênica publicou um vídeo em suas redes sociais onde aparece visitando o local da tragédia. Outros bairros da cidade também foram afetados por deslizamentos.

Desde de a madrugada, equipes da Defesa Civil, prefeitura, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar estão mobilizadas para ajudar no auxílios aos desalojados. Ainda não foi divulgado um balanço oficial de desabrigados, desalojados, vítimas e prejuízos materiais causados pelo desastre.

A prefeitura disponibilizou o número telefônico (73) 98879-2332 para auxiliar os afetados. As escolas Reitor Edgard Santos e Antigo Polivalente estão servindo como ponto de apoio para quem teve que deixar suas casas.

De acordo com os registros do Cemaden, as chuvas começaram no fim da noite e tiveram seu período mais intenso por volta de 11h. Em apenas uma hora de chuva, foram registrados 72,4 mm. Continuou chovendo no decorrer da madrugada e o temporal se intensificou por entre as 4h e 7h da manhã, somando mais de 150 mm no período.

Registro de chuvas em Itamaraju - Cemaden

Muitos vídeos circulam nas redes sociais mostrando os alagamentos registrados na cidade. Uma das imagens mostra a água invadindo uma residência enquanto uma senhora sentada no sofá assiste a enxurrada sem conseguir reagir à situação.

Em outra publicação, um vídeo mostra a forte enxurrada na localidade conhecida como Cidade Baixa, onde a água chegou a cobrir os capôs dos veículos.

As principais saídas da cidade ficam bloqueadas. As fortes chuvas provocaram ocorrências em trechos da BR-101/BA. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) monitora os locais e trabalha para solucionar as situações o quanto antes. As ocorrências são entre os KMs 803  e 811 na ponte Jucuruçu  e do KM 873 ao KM 896 em Itamaraju. Não há informações sobre interdição total da pista nos trechos citados.

Esta postagem foi modificada pela última vez em 8 de dezembro de 2021 11:34

Tiago Marques
Publicado por
Tiago Marques
Tag Itamaraju

Notícias recentes

Uneb divulga edital do Vestibular 2022.2

A Universidade do Estado da Bahia lançou hoje (25) os editais de inscrição e para solicitação de isenção…

R$ 40 mil são recuperados pela Polícia Militar em Barreiras

A 83ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) recuperou 40 mil reais furtados de banco…

Municípios do Oeste baiano recebem investimento na segurança pública

O Governo do Estado tem implementados estruturas para melhorar a segurança na região Oeste da…

Ação do SAC para crianças acontece em Guanambi, Brumado e outras cidades neste sábado

O Projeto Pequeno Cidadão, que promove um atendimento exclusivo a crianças e adolescentes até 17…

Confira mais de 170 vagas de emprego em Guanambi, Jequié, Salvador, Vitória da Conquista e outras cidades

Novas vagas de emprego estão com seleção aberta pelo SineBahia, órgão da Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e…

Sindicato vai vender botijão de gás a R$ 50 durante ação em dois bairros de Vitória da Conquista

O Sindipetro Bahia vai realizar uma ação pelo preço justo do gás de cozinha em…