Bahia

Moradores do bairro Lagoa das Flores protestam após lama invadir casas

Publicado por
Joana Martins
Compartilhado

Moradores do bairro Lagoa das Flores, em Vitória da Conquista, realizaram protestos após alagamento nas ruas e lama invadirem casas no último domingo (5). A reivindicação por melhoria aconteceu, nesta segunda -feira (6), Km 815 da BR-116, quando um grupo fechou a via com pneus e colocaram fogo em materiais.

O protesto levou cerca de quatro horas e causou engarrafamento até Cândido Sales, que fica a 90 km de Vitória da Conquista. A manifestação foi dispersada pela Polícia Rodoviária Federal.

De acordo com publicação do G1, os moradores pediram que a prefeitura tome uma providência com relação à situação de infraestrutura. Eles contaram que depois que chove, a água empoça no bairro e demora até cinco dias para escoar. No entanto, com os constantes temporais na cidade desde novembro, esse volume de chuva tem virado lama e invadido as casas.

Algumas ruas não são pavimentadas e o grupo chamou a atenção para o fato de que o lamaçal oferece riscos para a saúde da população, além do perigo de locomoção – já que a visibilidade do chão fica impossibilitada.

O Secretário de Infraestrutura do município, Jackson Youshiura, durante entrevista para TV Sudoeste, afirmou que só poderá pavimentar a via após a drenagem. “Temos uma projeto de drenagem e vamos entrar com a topografia para verificar se está adequado à realidade. Atualmente realizamos um trabalho paliativo para resolver os problemas e assim que a chuva passar, será pensado em soluções definitiva”, afirmou Youshiura.

Cidade decretou situação de emergência 

Nesta segunda-feira (6), a  prefeitura de Vitória da Conquista decretou situação de emergência por conta dos danos causados pelo excesso de chuvas na cidade.

O decreto de emergência autoriza a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta aos desastres e a realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelas chuvas intensas.

Previsão para Vitória da Conquista

O tempo deve permanecer chuvoso em Vitória da Conquista pelo menos pelos próximos cinco dias. Neste período, o acumulado pode superar os 100 mm segundo as previsões dos institutos de meteorologia e dos dados fornecidos por modelos meteorológicos.

Os maiores acumulados devem ocorrer entre esta terça-feira (7), e quinta-feira (9). Também há previsão de continuação da chuva na próxima semana, com chances de pancadas em praticamente todos os dias.

Joana Martins
Publicado por
Joana Martins

Notícias recentes

Estratégia inovadora, usada pelas grandes marcas, ajuda empresários de Guanambi a fidelizarem clientes e aumentar o faturamento

Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em 2019 o…

Duas pessoas morreram após ônibus com destino a Vitória da Conquista se envolver em acidente em Minas Gerais

Mãe e filho morreram no fim da noite desse domingo (23) após o carro no…

Vitória da Conquista realiza vacinação de adultos, adolescentes e crianças nesta terça-feira

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) prossegue com a vacinação contra a Covid-19 no município…

FBF confirma volta do Flamengo de Guanambi à Série B do Campeonato Baiano em 2022

A Federação Bahia de Futebol (FBF) confirmou que o Clube Esportivo Flamengo, de Guanambi, está…

Sobradinho vai manter vazão de 4.000 m³/s no rio São Francisco até 1º de fevereiro

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) anunciou que vai manter a vazão de…

Olavo de Carvalho morreu aos 74 anos na Virgínia, EUA

Morreu na madrugada desta terça-feira (25), o escritor e influenciador Olavo de Carvalho, de 74…