30.6 C
Guanambi
23.8 C
Vitória da Conquista

Neojiba de Vitória da Conquista promove Encontro de Orquestras 2021

Mais Lidas

Com o objetivo de difundir e valorizar a música de concerto no sudoeste da Bahia, o Núcleo Territorial Neojiba (NTN) de Vitória da Conquista realiza neste próximo domingo, 12, às 17 horas, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima (CCCJL), o 3º Encontro de Orquestras. Aberto ao público, o evento é gratuito e volta a acontecer na cidade cerca de dois anos após a realização da sua última edição, em 2019, quando foram reunidos mais 100 músicos no palco do CCCJL.

Neste ano, irão participar do Encontro integrantes da Orquestra Infantojuvenil do NTN Conquista; Orquestra de Cordas do Núcleo de Prática Musical Cidade Sol; Orquestra Conquista Sinfônica – Arcos; Orquestra Jóia do Sertão; Orquestra Clássica Popular de Jequié; Orquestra Criança Cidadã, de Itapetinga; Conjunto de Cordas Toca Criança, de Manoel Vitorino; e Casa Anísio Teixeira, de Caetité.

Dessa forma, o evento irá reunir pessoas de cinco diferentes cidades do interior do estado onde a prática musical coletiva gera, há vários anos, diversas transformações sociais. O repertório da apresentação inclui músicas como Trenzinho Caipira, de Heitor Villa-Lobos, com arranjo do maestro Marcos Rangel; e Aquarela, de Toquinho, com arranjo do compositor Jamberê Cerqueira.

Os grupos que integram o Encontro de Orquestras 2021 são iniciativas parceiras do Neojiba e, antes da apresentação, irão participar de atividades formativas, como oficinas e masterclasses, no sábado, 11, e também no domingo, 12, na sede do Núcleo Territorial de Vitória da Conquista, no Centro de Cultura. Vale ressaltar que, para evitar a disseminação do novo coronavírus, haverá limitação de público.

Será exigido ainda o uso obrigatório de máscaras, comprovação vacinal e o distanciamento social. Os ingressos serão disponibilizados no próprio CCCJL, a partir desta sexta-feira, 10, um dia antes da realização do evento, que foi viabilizado graças a recursos de uma emenda parlamentar do Deputado Federal Waldenor Pereira, que apoia o NTN Conquista desde sua inauguração.

O 3º Encontro de Orquestras conta com a parceria do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima (CCCJL), da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista (PMVC), e com o apoio da Academia Conquistense de Letras, da Casa da Cultura Carlos Jehovah e do Instituto de Educação Euclides Dantas (IEED).

Sobre o Neojiba

Criado em 2007, o Neojiba (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia) promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos.

O programa é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. Em 14 anos, o Neojiba atendeu, direta e indiretamente, mais de 10 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos.

Atualmente, o programa beneficia 1970 integrantes diretos em seus 13 núcleos e 4.500 indiretos em ações de apoio a iniciativas musicais parceiras.

SERVIÇO:

Encontro de Orquestras 2021
Data: 12 de dezembro
Horário: 17h
Local: Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima

Entrada gratuita, com ingressos limitados em respeito ao protocolo de funcionamento dos espaços culturais do Governo da Bahia.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas