Acumulado de chuva passa de 80 mm em Guanambi no período de 24 horas

Choveu aproximadamente 80 mm em Guanambi no período de 24 horas. As chuvas foram espaçadas e não causaram alagamentos de grandes proporções. O primeiro temporal caiu por volta das 4h desta quarta-feira (8) e se estendeu por quase toda a manhã, acumulando 36 mm.

No início da noite, voltou a chover de forma constate e o acumulado noturno foi de mais 40 mm. A chuva continuou de forma mais branda pela madrugada, fechando mais 4 mm até as 4h de quinta-feira (9).

Mesmo caindo de forma bem distribuída ao longo do dia, as chuvas estão causando dificuldades para moradores de alguns bairros onde as ruas não são pavimentadas. A quantidade de lama e as valas abertas em algumas vias deixam praticamente impossível o tráfego de veículos.

Na zona rural, onde algumas localidades registraram volume de chuva bastante superior ao da cidade, muitas das estradas vicinais estão praticamente intransitáveis em algumas regiões do município. A grande quantidade de lama e as erosões nas vias estão deixando algumas comunidades praticamente isoladas.

As queixas de moradores da zona rural e de bairros sem infraestrutura têm sido constantes desde o início do período chuvoso, em outubro, quando começaram os primeiros transtornos.

Com as chuvas desta quarta-feira, acumulado de dezembro em Guanambi cegou aos 155 mm em apenas oito dias. Apenas nos dias 2, 5 e 7 do mês não houve registros de chuvas no Centro da cidade, onde está localizado o pluviômetro da Agência Sertão que faz a medição todos os dias.

Em Novembro foram 129 mm e em outubro 42, somando 326 mm na estação chuvosa até agora. Em algumas regiões próximas às divisas entre Guanambi, Candiba e Pindaí, o acumulado já passou de 500 mm.

Nos próximos dias, os níveis das barragens de Ceraíma e Poço do Magro devem subir consideravelmente. Hoje pela manhã, numa medição não oficial, constatou-se que houve aumento de cerca de 20 centímetros em relação à última sexta-feira (3), quando a Codevasf fez a medição oficial.

Alerta

O município de Guanambi e toda a região continuam sob aleta vermelho, de grande perigo, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Este alerta substituiu o alerta laranja que vigorava para as regiões nas 24 horas anteriores. A validade termina às 10h desta quinta-feira.

O aviso mais recente tem validade até às 10h desta quinta-feira e indica a possibilidade de temporais com precipitação que podem variar entre 60 e 100 mm/h e ventos de 60 a 100 Km/h.

Sul Baiano

Vários municípios da Região Sul Baiano tiveram registros de grandes temporais. O maior deles ocorreu na cidade de Itamaraju, próximo a Teixeira de Frentes. Em apenas doze horas entre a noite de terça (7), o acumulado na cidade passou de 350 mm.

Três pessoas morreram após o barranco deslizar e cair sobre dois imóveis onde estavam as vítimas. Vários acessos a bairros da cidade e a outras cidades ficaram sem condições de tráfego durante boa parte do dia. A Prefeitura de Itamaraju decretou estado de calamidade no município por conta dos estragos e riscos de novos desabamentos.

Na cidade de Jucuruçu, as chuvas torrenciais causaram enchentes nas partes de menor altitude na localidade.

 

Notícias Relacionadas

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile