Bahia

Funceb lança nova plataforma virtual da Bahia Film Commission

Publicado por
Compartilhado

A Film Commission é uma iniciativa presente em diversas partes do mundo e no Brasil. Na Bahia, ela é coordenada pela Diretoria de Audiovisual da Fundação Cultural do Estado (Dimas/Funceb/SecultBA) e visa promover as obras audiovisuais baianas e o estado da Bahia, bem como atrair produções nacionais e internacionais. Uma nova plataforma para a Bahia FIlm Commission está no ar a partir desta quinta-feira (9), no site da Dimas.

Neste novo espaço virtual, a Bahia Film Commission viabilizará de forma mais ágil requisições de serviços como as solicitações de apoio a produções audiovisuais locais, nacionais e internacionais. Na seção Núcleo de Apoio à Produção (NAP), as produções locais independentes poderão encontrar o regulamento e a lista de equipamentos disponíveis para empréstimos; e na seção Filme na Bahia as produções poderão fazer suas solicitações de apoio a órgãos e entidades do estado para utilização de locais como locação.

Estará disponível, também, a Plataforma de Profissionais e Empresas do Audiovisual da Bahia, uma ferramenta aberta e gratuita que disponibilizará e conectará profissionais, empresas, entidades e representações aptas a desenvolver e absorver prestações de serviços, além de instituições de educação e organizações profissionais.

A plataforma, que seguirá sendo atualizada com dados sobre o setor audiovisual na Bahia, trará dois Catálogos com informações sobre profissionais, empresas produtoras, fornecedores e prestadores de serviços do setor audiovisual no estado da Bahia – dentre pessoas físicas e jurídicas. Estarão reunidos dados dos agentes que atuam no setor no estado, sejam elas de Serviços de Infraestrutura como empresas de locação e estúdios, serviços de apoio como acervos de arte (Cenografia e/ou Figurino), Serviços de Apoio como assessoria contábil e/ou financeira, jurídica, alimentação, comunicação, distribuição, hospedagem, segurança e transporte, dentre outros. Além de profissionais como realizadoras (es), produtores, fotógrafos, técnicos de som, diretores de arte, editores, e prestadores de Serviços de Formação e Capacitação como escolas e cursos técnicos de cinema, de fotografia, de interpretação, dentre outros profissionais e empresas.

Os catálogos foram construídos após duas chamadas públicas lançadas pela Dimas, que reuniram mais de 1000 cadastros. Para atualização da ferramenta, prevê-se um período de inscrição no primeiro semestre de cada ano e atualização on-line todo segundo semestre, anualmente. A Plataforma de Profissionais e Empresas do Audiovisual conta com a parceria da Benditas Projetos Criativos, Observatório do Audiovisual Baiano e Sebrae.

Ainda irão compor este espaço virtual da Bahia Film Commission os projetos: Mapeamento de Obras Baianas para Comercialização, levantamento sobre obras audiovisuais nos formatos de longa-metragem, telefilme e série que estejam disponíveis para comercialização, nas fases de desenvolvimento ou finalizados, na Bahia entre 2015 e 2021; e o projeto Bahia – Estado Locação – voltado para o Turismo Cinematográfico. O projeto engloba ações focadas em atrair produções nacionais e internacionais através da ativação de parceiros e players do mercado audiovisual e do Trade do turismo para desenvolver a política para pontos turísticos cinematográficos com guias de visitação, roteiros, informações e sinalizações nos locais, priorizando cidades que receberam produções emblemáticas, históricas e/ou grandes produções contribuindo para divulgar as potencialidades locais.

Bahia Film Commission

A Bahia Film Comission, hoje, vinculada à Fundação Cultural do Estado da Bahia, foi instituída pelo governo do estado da Bahia, em maio de 2010, por meio do Decreto nº 12.129/2010. A Comissão tem como principais atribuições prestar apoio técnico, estimular a realização de obras audiovisuais na Bahia na modalidade de co-produção nacionais e internacionais, prestar informações às empresas, órgãos, entidades e produtores interessados em realizar projetos audiovisuais no território baiano, participar e propor ações promocionais, inclusive da Bahia como locação cinematográfica, de filmes, séries, novelas e conteúdos audiovisuais em geral.

Fonte: Ascom/ Funceb

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 10 de dezembro de 2021 10:03

Publicado por

Notícias recentes

Apostadores da Bahia, Minas Gerais, Paraná, Sergipe e São Paulo divem R$ 4,7 milhões da Lotofácil

Sete apostas acertaram as 15 dezenas do concurso 3090 da Lotofácil, sorteado na noite deste…

28 de abril de 2024

Azul vai receber 13 novos jatos Embraer 195-E2, maior avião comercial fabricado no Brasil

Em um movimento estratégico para consolidar sua liderança em voos e destinos no Brasil, a…

28 de abril de 2024

Inscrições no processo seletivo da Prefeitura de Salvador para PGMS encerram nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no processo seletivo simplificado aberto pela Prefeitura de Salvador,…

27 de abril de 2024

Santa Casa da Bahia abriu vagas de emprego e para programa Jovem Aprendiz

A Santa Casa da Bahia, instituição filantrópica responsável por manter e administrar unidades de saúde…

27 de abril de 2024

Assaí abriu novas vagas de emprego em Barreiras, Juazeiro, Lauro de Freitas, Salvador e outras cidades

O Assaí, uma das maiores redes de supermercados atacadistas do Brasil, está com muitas vagas…

27 de abril de 2024

Prefeituras e Câmaras na Bahia ofertam mais de 350 vagas em concursos públicos

Quem está a procura da estabilidade de um emprego público tem várias opções em prefeituras…

27 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio