Funceb lança nova plataforma virtual da Bahia Film Commission

Reprodução

A Film Commission é uma iniciativa presente em diversas partes do mundo e no Brasil. Na Bahia, ela é coordenada pela Diretoria de Audiovisual da Fundação Cultural do Estado (Dimas/Funceb/SecultBA) e visa promover as obras audiovisuais baianas e o estado da Bahia, bem como atrair produções nacionais e internacionais. Uma nova plataforma para a Bahia FIlm Commission está no ar a partir desta quinta-feira (9), no site da Dimas.

Neste novo espaço virtual, a Bahia Film Commission viabilizará de forma mais ágil requisições de serviços como as solicitações de apoio a produções audiovisuais locais, nacionais e internacionais. Na seção Núcleo de Apoio à Produção (NAP), as produções locais independentes poderão encontrar o regulamento e a lista de equipamentos disponíveis para empréstimos; e na seção Filme na Bahia as produções poderão fazer suas solicitações de apoio a órgãos e entidades do estado para utilização de locais como locação.

Estará disponível, também, a Plataforma de Profissionais e Empresas do Audiovisual da Bahia, uma ferramenta aberta e gratuita que disponibilizará e conectará profissionais, empresas, entidades e representações aptas a desenvolver e absorver prestações de serviços, além de instituições de educação e organizações profissionais.

A plataforma, que seguirá sendo atualizada com dados sobre o setor audiovisual na Bahia, trará dois Catálogos com informações sobre profissionais, empresas produtoras, fornecedores e prestadores de serviços do setor audiovisual no estado da Bahia – dentre pessoas físicas e jurídicas. Estarão reunidos dados dos agentes que atuam no setor no estado, sejam elas de Serviços de Infraestrutura como empresas de locação e estúdios, serviços de apoio como acervos de arte (Cenografia e/ou Figurino), Serviços de Apoio como assessoria contábil e/ou financeira, jurídica, alimentação, comunicação, distribuição, hospedagem, segurança e transporte, dentre outros. Além de profissionais como realizadoras (es), produtores, fotógrafos, técnicos de som, diretores de arte, editores, e prestadores de Serviços de Formação e Capacitação como escolas e cursos técnicos de cinema, de fotografia, de interpretação, dentre outros profissionais e empresas.

Os catálogos foram construídos após duas chamadas públicas lançadas pela Dimas, que reuniram mais de 1000 cadastros. Para atualização da ferramenta, prevê-se um período de inscrição no primeiro semestre de cada ano e atualização on-line todo segundo semestre, anualmente. A Plataforma de Profissionais e Empresas do Audiovisual conta com a parceria da Benditas Projetos Criativos, Observatório do Audiovisual Baiano e Sebrae.

Ainda irão compor este espaço virtual da Bahia Film Commission os projetos: Mapeamento de Obras Baianas para Comercialização, levantamento sobre obras audiovisuais nos formatos de longa-metragem, telefilme e série que estejam disponíveis para comercialização, nas fases de desenvolvimento ou finalizados, na Bahia entre 2015 e 2021; e o projeto Bahia – Estado Locação – voltado para o Turismo Cinematográfico. O projeto engloba ações focadas em atrair produções nacionais e internacionais através da ativação de parceiros e players do mercado audiovisual e do Trade do turismo para desenvolver a política para pontos turísticos cinematográficos com guias de visitação, roteiros, informações e sinalizações nos locais, priorizando cidades que receberam produções emblemáticas, históricas e/ou grandes produções contribuindo para divulgar as potencialidades locais.

Bahia Film Commission

A Bahia Film Comission, hoje, vinculada à Fundação Cultural do Estado da Bahia, foi instituída pelo governo do estado da Bahia, em maio de 2010, por meio do Decreto nº 12.129/2010. A Comissão tem como principais atribuições prestar apoio técnico, estimular a realização de obras audiovisuais na Bahia na modalidade de co-produção nacionais e internacionais, prestar informações às empresas, órgãos, entidades e produtores interessados em realizar projetos audiovisuais no território baiano, participar e propor ações promocionais, inclusive da Bahia como locação cinematográfica, de filmes, séries, novelas e conteúdos audiovisuais em geral.

Fonte: Ascom/ Funceb

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile