Projeto “Vamos Produzir” pretende beneficiar micro e pequenos agricultores de Vitória da Conquista

projeto vamos produzir conquista
Reprodução | PMVC

Iniciativa da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Semagri), com o objetivo de fomentar a produtividade de micro e pequenos agricultores dos 11 distritos rurais de Vitória da Conquista, foi lançado nesta segunda-feira (13), o projeto Vamos Produzir. A cerimônia de lançamento foi realizada, no Centro de Aperfeiçoamento Profissional (CAP) da Uesb, com a presença da prefeita Sheila Lemos, do secretário da Semagri, Murilo Mármore, e convidados, entre os quais pequenos agricultores.

O projeto pretende contribuir com o aumento da produção agrícola no município. A expectativa da equipe técnica é que ocorra, por exemplo, o aumento da produtividade de diferentes culturas, como da mandioca e do café, o estímulo ao associativismo e cooperativismo e a implantação de tecnologias para a captação e armazenamento de água.

De acordo com a prefeita Sheila Lemos, ao atingir essas metas, o projeto vai assegurar a sobrevivência e a permanência do homem e da mulher no campo de forma digna. “Vamos, por meio do projeto e dos parceiros envolvidos, dar as ferramentas para que o homem permaneça no campo, gerando riqueza e renda para o nosso município. Tenho certeza que, daqui um tempo, apresentaremos os testemunhos do que aconteceu nas vidas desses agricultores a partir desse projeto, que vai trazer uma nova era para a agricultura do município”, realçou a prefeita.

Para tanto, a Semagri, como informou o secretário Murilo Mármore, já inicia em janeiro as visitas aos distritos para discutir com os agricultores a aplicação do projeto a partir das potencialidades produtivas de cada localidade. “Será um processo de sensibilização, com a consequente capacitação desses micro e pequenos produtores, pois vamos apresentar as novas técnicas, as novas espécies. Com esse projeto, o homem da zona rural terá melhor qualidade de vida e atenção que tanto merece”, reforçou Murilo.

Para o agricultor familiar, Ulisses Pereira, que em sua propriedade no Assentamento Cipó cultiva diferentes culturas, como feijão e mandioca, o projeto chega em boa hora. “Para nós, agricultores familiares esse é um grande projeto, que vai nos fortalecer e qualificar a nossa produção. Ficaremos, a partir dele, muito mais capacitados. O ‘Vamos produzir’ vai fazer a gente ver um novo horizonte”, assegurou o agricultor.

O projeto “Vamos Produzir” vai contar, em sua execução, com as parcerias da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), da Cooperativa Mista Agropecuária Conquistense (Coopmac), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), do BNB e do Banco do Brasil.

Prestigiaram o lançamento, membros do Governo Municipal, vereadores, entre eles o presidente da Câmara, Luis Carlos Dudé e o líder do Governo, Chico Estrella, representantes de sindicatos rurais e agricultores.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile