Conquista e Região

Filme produzido em Vitória da Conquista ganhou seis prêmios no Festival do Cinema Brasileiro

Publicado por
Joana Martins
Compartilhado

O filme que teve as cenas gravadas na zona rural de Vitória da Conquista e Anagé, ganhou seis prêmios na 54ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. A obra é “Alice dos Anjos”, um longa metragem de Daniel Leite Almeida, com produção da Ato3.

Livremente inspirado em “Alice no país das maravilhas” de Lewis Carroll, e em “Pedagogia do Oprimido” de Paulo Freire, "Alice dos Anjos" é um musical infanto-juvenil que faz uma releitura do clássico literário no contexto nordestino.

A obra foi premiada 54ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro como melhor filme pelo júri popular (Petrobras); melhor longa; melhor direção; melhor direção de arte; melhor caracterização e maquiagem e melhor caracterização e figurino. Além de receber o Prêmio Crítica (Associação Brasileira de Críticos de Cinema – Abraccine).

“Alice dos anjos” foi exibido no dia 7 dezembro no Festival, momento que também foi marcado a estreia nos cinemas. A previsão é que seja distribuído para aos cinemas em breve.

Segundo o sinopse do filme, Alice dos Anjos é uma menina esperta que vive no sertão nordestino, e que, após correr atrás de um bode preto apressado, é transportada a um lugar mágico, cheio de personagens malucos. Ela se vê, então, no meio de uma guerra contra um influente coronel que quer destituir as terras de comunidades tradicionais para construir uma usina hidrelétrica. À medida em que Alice se une aos seus amigos para lutar contra a opressão, ela se perceberá em uma jornada de autoconhecimento e consciência social'.

A personagem principal é uma menina negra que se depara com personagens que dialogam com o imaginário do agreste para discutir temas importante, tais como -  a luta contra opressão, preservação ambiental e de comunidades tradicionais e educação emancipatória. Confira o trailer.

O diretor, roteirista, produtor executivo e editor/montador, Daniel Leite Almeida nasceu em Aragarças, interior do Goiás, em 1991, e cresceu em Araguaiana e Barra do Garças, cidades mato-grossenses, onde também se formou em Letras pela UFMT. Se tornou cineasta em Vitória da Conquista, onde se graduou em Cinema e Audiovisual pela UESB. Dirigiu e escreveu dezenas de projetos audiovisuais, fazendo do seu cinema uma ferramenta de questionamento social.

Prêmio principal do festival 

"Saudade do Futuro" (RJ) foi o grande vencedor da 54ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. A produção marca a estreia em direção solo de longas de Anna Azevedo e levou o prêmio Candango de Melhor Filme da Mostra Competitiva.

O documentário percorre três países “ligados pelo mar e pela cultura da saudade”: Portugal, Brasil e Cabo Verde. No desenrolar, são apresentados personagens marcados por ausências produzidas por eventos que mudaram a história desses locais, como a colonização, escravidão e ditaduras.

Quem não conseguiu acompanhar o festival, ainda é possível assistir aos filmes premiados. As produções ficam em cartaz até as 23h59 desta quinta-feira (16), pela plataforma InnSaei.TV. A reprise da cerimônia de encerramento, apresentada pelos atores Murilo Rosa e Maria Paula Fidalgo, também está disponível.

Joana Martins
Publicado por
Joana Martins

Notícias recentes

SSP-BA aponta redução de 64% de Mortes Violentas em Vitória da Conquista

A cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste do estado, apresentou redução de 64% nas…

Suspeito de esfaquear cobrador em Vitória da Conquista foi preso

O suspeito de ter esfaqueado um cobrador de ônibus em Vitória da Conquista foi preso…

Editais abertos na Bahia financiam cerca de R$ 50 milhões para projetos em diversas áreas

As áreas de ciência, tecnologia e inovação (CTI) são fundamentais para o desenvolvimento econômico do…

Uneb divulga edital do Vestibular 2022.2

A Universidade do Estado da Bahia lançou hoje (25) os editais de inscrição e para solicitação de isenção…

R$ 40 mil são recuperados pela Polícia Militar em Barreiras

A 83ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) recuperou 40 mil reais furtados de banco…