O produtor João Meira Cotrim recebeu nesta terça feira (14) em Brasília, das mãos do Ministro da Cidadania João Roma, o prêmio de maior produtividade em fruticultura na Bahia, tendo um crescimento de 190% na receita bruta em 12 meses.
O Sistema CNA/Senar criou o Prêmio ATeG Agronordeste para premiar as categorias bovinocultura de leite, ovinocaprinocultura de corte e fruticultura em reconhecimento aos produtores rurais que tiveram os melhores desempenhos de produção.
O prêmio concedido ao produtor João Meira foi pelo desempenho alcançado na produção de goiaba paluma, tendo apoio e assistência técnica do Senar chegando a produção de 25 toneladas em 0.5 hectare plantado.
“Em primeiro lugar agradeço a Deus. E graças a orientação dos técnicos do Senar, aprendemos a melhorar a qualidade do fruto e aumentar a produção”, declarou o agricultor. Aos 61 anos de idade João Meira é aposentado como motorista de ônibus e dedicou-se ao plantio de goiaba e criação de galinhas.
Autoridades comemoram o destaque nacional
O prefeito Nilo Coelho recebeu com entusiasmo a notícia da premiação. “Quando lá atrás, sonhei ao lado do deputado Arthur Maia, em revitalizar Ceraíma, muitos diziam que era loucura, o resultado está aí, para que todo o Brasil veja”, disse.
O vereador licenciado e secretário de Meio Ambiente, Vanderlei de Ceraíma, que também já foi presidente da Cooperativa Agrícola de Ceraíma, festejou a conquista do agricultor João Meira: “Este é mais um resultado da nossa luta, solicitamos ao nosso deputado Arthur Maia a assistência para nossos produtores e aí está o resultado, fico muito feliz por isso”.
O Secretário Municipal de Agricultura Felipe Duarte também celebrou o feito, “que destaca o Perímetro Irrigado de Ceraíma nacionalmente, como exemplo de trabalho e sucesso e de união do poder público com a comunidade e agricultores”.