Guanambi e Região

Navio com última remessa de trilhos chineses para obras da Fiol II chegou a Salvador

Publicado por
Tiago Marques
Compartilhado

O navio African Hawk , vindo da China, atracou essa semana no Terminal de Contêineres do Porto de Salvador trazendo a última remessa de trilhos programada para o trecho II da Ferrovia de Integração Oeste-Leste – FIOL (EF-334), que fará a ligação entre Caetité e Barreiras (Bahia), com aproximadamente 485 quilômetros. De outubro pra cá, o Porto de Salvador recebeu três navios, totalizando mais de 64 mil toneladas de trilhos.

O desembarque total desta última etapa, com 17.054 toneladas de peças, está programado para ocorrer no decorrer nos próximos dias. O Tecon Salvador tem ampla experiência no atendimento às chamadas cargas de projeto, que são consideradas de alta complexidade por suas proporções gigantes, exigindo equipe especializada e infraestrutura de ponta. O terminal já atuou em projetos similares, a exemplo de plantas de fábricas do pólo industrial de Camaçari e de peças para grandes parques de energia eólica e solar, localizados em diferentes regiões do Brasil.

“Estamos concluindo mais uma operação para um projeto de grande relevância para o Estado, que vem oferecendo oportunidades econômicas e sociais para toda a região onde está inserido. A união de dois modais eficientes traz efeitos multiplicadores, potencializa o desenvolvimento da cadeia produtiva e acarreta benefícios para toda a sociedade”, avalia Demir Lourenço, diretor executivo do Tecon Salvador, unidade de negócios da Wilson Sons.

O terminal da capital baiana está em fase de nova expansão, com duplicação de cais e retroárea adicional de 30.000m² já concluídos, na qual foram armazenados parte dos trilhos da FIOL para o posterior transporte ao seu destino final.

Importante ferramenta de atração de novos negócios e investimentos para a Bahia, o Tecon Salvador conta com infraestrutura similar às dos maiores portos do mundo, com logística 4.0 e equipamentos com alta tecnologia, que inclui 3 STS New Panamax, 3 Super Post-Panamax, 3 STS Panamax e 16 RTGs elétricos, todos com sistema regenerativo de energia.

Esta postagem foi modificada pela última vez em 18 de dezembro de 2021 15:16

Tiago Marques
Publicado por
Tiago Marques

Notícias recentes

Obra de construção de nova ponte sobre o rio São Francisco foi iniciada

O Governo de Minas Gerais, por meio do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem…

Guanambi volta a registrar mais de uma dezena de casos de Covid-19 em 24 horas

Depois de algumas semanas com registros de casos de Covid-19 praticamente zerados, o município de…

Ufba inscreve para 990 vagas em cursos de especialização em Barreiras, Brumado, Guanambi, Vitória da Conquista e outras cidades

A Universidade Federal da Bahia está com processo seletivo aberto para ingresso nos Cursos de…

Rua Otávio Mangabeira passa a ter sentido único em Guanambi

Depois da retirada dos quebra-molas que forçavam os motoristas a reduzir a velocidade, os acidentes…

Acusado de violência doméstica foi preso com armas e munições na zona rural de Carinhanha

Um homem de 61 anos foi preso na manhã desta terça-feira (24) na zona rural…

Justiça Eleitoral de Vitória da Conquista cassa mandato de vereador por irregularidades do partido na cota de gênero

O mandato do vereador de Vitória da Conquista, pastor Orlando Oliveira Filho (PRTB), foi cassado…