Inmet alerta para tempestades em toda a Bahia

A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) em formação sobre o território brasileiro deve voltar a trazer chuvas volumosas na Bahia. Dois alertas emitidos nesta segunda-feira (20), pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), por meio do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos (Alert-AS), englobam todos os municípios do Estado.

O alerta mais severo, de cor laranja e grau de severidade de perigo, vale para toda a Região Oeste, e todo o Vale São Franciscano da Bahia.  Ele deve ser o primeiro de uma série que deve ocorrer nos próximos dias, caso as previsões dos institutos de meteorologia se confirmem.

Além da Bahia, este alerta vale para os estados de Tocantins, Mato Grosso, Rondônia e Acre, além de áreas do Maranhão, Piauí, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará e grande área do Amazonas. A validade termina às 10h desta terça-feira (21).

Nas áreas destacadas, são esperadas chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h). Risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Apesar do alerta, as previsões dos modelos meteorológicos apontam que as chuvas devem ser mais brandas na Bahia neste início de semana, e devem ficar mais fortes e intensas a partir de quarta-feira (22). Para os próximos dez dias, o acumulado deve passar de 200 mm em muitas regiões.

A situação de maior alerta é para a Região Sul do Estado, onde ocorreram temporais devastadores há menos de duas semanas. Vários municípios ainda estão contabilizando e recuperando as perdas e muitas famílias ainda não puderam voltar para suas casas. Caso volte a chover de forma intensa na região, a preocupação é com a possibilidade de novos alagamentos ou deslizamentos de terra, e com a impossibilidade da continuação das obras de recuperação das áreas afetadas, principalmente pontes e estradas.

Em Itamaraju, um das cidades mais afetadas, choveu 42 mm entre o fim da noite deste domingo (19) e manhã desta segunda-feira. A Defesa Civil estadual está em alerta para ocorrências de novos transtornos em toda a região devido às previsões de chuvas volumosas nos próximos dias.

Em Vitória da Conquista, no Centro-Sul, o acumulado varia de 20 a 44 mm nos cinco pluviômetros do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais (Cemaden).

Instruções em casos de temporais

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda)
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

 

 

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile