Bahia

Governador da Bahia descarta Carnaval em 2022

Publicado por
Joana Martins
Compartilhado

O governador Rui Costa (PT) anunciou que está descartada a realização do Carnaval em 2022. O anunciou foi deito durante coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira (23).

O político afirmou que se no início de dezembro estava difícil de fazer o Carnaval, agora ficou impossível. "Sou responsável e eu não autorizaria o Carnaval nestas condições", afirmou Rui.

"Sabe aquele filme Missão Impossível? Nós estamos na Missão Impossível 3, então, não será possível fazer esse carnaval. Não tem a mínima condição", afirmou o governador, fazendo referência às duas ondas de Covid-19 e o aumento recente do número de casos de gripe H3N2 em todo o estado.

O governador alegou que realizar uma festa com grandes aglomerações neste momento significa "jogar fora todo esforço que foi feito" para reduzir os casos de coronavírus no estado e colocar em risco a vida das pessoas - "Comerciantes fizeram esforços, trabalhadores fizeram esforços, profissionais de saúde trabalharam loucamente durante esse período, todo mundo exausto. Perdemos muita gente e não queremos voltar a perder tanta gente".

Conselho Estadual de Saúde autorizou o Carnaval

O Conselho Estadual de Saúde (CES) divulgou, em 12 de novembro, uma autorização da realização do Carnaval de 2022 na Bahia, desde que cumpridas recomendações sanitárias indicadas no documento. No entanto, a decisão definitiva não cabe ao órgão. 

A decisão do CES ainda recomenda o reforço junto à população da importância dos protocolos de segurança sanitária, a exigência da comprovação da vacinação contra a covid-19, e a não utilização dos recursos públicos da saúde para o custeio do Carnaval.

O CES é um órgão deliberativo e fiscalizador, que auxilia o secretário de saúde na formulação de políticas de saúde no âmbito estadual. Ele é formado por entidades da sociedade civil, e tem entre as representações, sindicatos, trabalhadores da saúde e órgãos gestores. O CES conta com 64 representações.

A secretária estadual de Saúde Tereza Paim é a atual vice-presidente do conselho. A gestora não se manifestou após a divulgação da recomendação. Atualmente o CES é presidido por Marcos Antônio Almeida Sampaio, que é representante da sociedade civil.

Joana Martins
Publicado por
Joana Martins
Tag Carnaval

Notícias recentes

Uesb abre seleção para curso EAD de Especialização em Mídias na Educação

Por meio do Edital 095/2022, a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) abre seleção para…

Adab participa de seminário em Brasília sobre serviços de inspeção municipal para produtos de origem animal

Acontece até esta sexta (27) o “Seminário Sobre Requisitos Básicos de Estruturação de Serviço de…

Cinema Itinerante vai exibir filme do Homem Aranha de graça em Vitória da Conquista, Itabuna e Eunápolis

Desta sexta-feira (27 até este domingo (29), visitantes e moradores de três cidades baianas poderão…

Concurso de Quadrilhas do São João do Gurutuba tem edital lançado

O edital do Concurso de Quadrilhas Juninas do São João do Gurutuba foi divulgado nesta…

Correios lançaram licitação para lojistas de Alagoinhas, Camaçari, Lauro de Freitas, Ilhéus e Salvador

Os Correios lançaram nova licitação para os varejistas que desejam instalar uma unidade do “Correios…

Prazo para pagamento da taxa de inscrição do Enem 2022 termina nesta sexta

Termina nesta sexta-feira (27) o prazo para o pagamento da taxa de inscrição do Exame…