A Universidade Estadual da Bahia (Uneb) está com inscrições abertas, até o dia 6 de janeiro, para o Vestibular Indígena UNEB 2022. A seleção visa o preenchimento de vagas nas Licenciaturas Intercultural em Educação Escolar Indígena (Liceei) e em Pedagogia Intercultural em Educação Escolar Indígena.
Por meio do processo seletivo, são ofertadas 120 vagas para o Departamento de Educação (DEDC) do Campus VIII da universidade, em Paulo Afonso. Outras 72 serão oferecidas pelo DEDC do Campus X da instituição, em Teixeira de Freitas.
O certame possui destinação para professores indígenas em exercício da Bahia, bem como aos demais indígenas pertencentes aos povos e comunidades identificadas no Estado da Bahia que tenham concluído o Ensino Médio (2º Grau) ou curso equivalente. Veja quadro de vagas no edital de seleção.
O processo seletivo contará com etapa única, classificatória, composta por Elaboração de Memorial e de Carta de Intenções. Entende-se por Memorial a breve descrição da trajetória pessoal e política do candidato e sua vinculação com a Educação Escolar Indígena. Já a Carta de Intenções é o documento em que o candidato demonstra o seu interesse em participar do curso.
O envio dos instrumentos de avaliação pelos candidatos deverá ser realizado entre os dias 1º e 8 de fevereiro de 2022. O resultado final será divulgado até o dia 16 de março. A data de matrícula será divulgada posteriormente.
O Centro de Processo seletivo (CPS) da UNEB ressalta que é imprescindível que os candidatos leiam atentamente o edital de seleção, atentem para os pré-requisitos, para as informações ao candidato e respeitem os prazos estabelecidos.
Veja o Edital de Seleção do Vestibular Indígena UNEB 2022