Bahia

Vitória da Conquista decretou situação de emergência em seis distritos e onze povoados

Publicado por
Joana Martins
Compartilhado

Em decreto publicado em edição extra do Diário Oficial do Município desta sexta-feira (23), Vitória da Conquista decretou situação de emergência, em razão da situação anormal provocada pelas chuvas, as áreas dos distritos de José Gonçalves (sede, Boa Sorte, Mãe Eleotéria, Cinzoca, Baixa do Muquém, Caiçara e Itapirema), São Sebastião (sede), Bate-Pé (Gameleira), Inhobim (Matinha), Cabeceira da Jiboia (Barrocas), povoado do Choça (Distrito Sede), Fazenda Paixão (Distrito Sede) e Pradoso (sede).

Para a medida, que tem validade inicial de 90 dias, a prefeita considerou recomendação feita pela Coordenação Municipal de Defesa Civil (Comdec) de realizações de ações emergenciais para minorar os efeitos das chuvas e a necessidade de o Município atuar no acolhimento e atendimento às pessoas atingidas pelo fenômeno climático, caracterizado como chuva intensa, de acordo com a Classificação e Codificação Brasileira de Desastres (Cobrade 1.3.2.1.4), nos termos da Instrução Normativa nº 36/2020, de 4 de dezembro de 2020, do Ministério do Desenvolvimento Regional.

A situação de emergência é válida apenas para as áreas comprovadamente afetadas pelos desastres, conforme prova documental estabelecida em Formulário de Informações do Desastre (FIDE). Com o decreto assinado pela prefeita, fica autorizado o desencadeamento do Plano Emergencial de Resposta aos Desastres, adaptado à situação real, com a possibilidade de convocação de voluntários e a realização de campanhas de arrecadação de recursos, junto à comunidade, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelas chuvas intensas. A coordenação das ações está a cargo da Comdec.

Força tarefa no período natalino

Diante dos alertas de temporal para os próximos dias em Vitória da Conquista, a Prefeitura já está com equipe de prontidão e equipamentos preparados para atuar caso haja situação de emergência causada pelas precipitações durante o período natalino.

Segundo coordenador do Deserg, Lucas Batista, estão a postos duas caminhonetes 4X4, uma carreta, um caminhão muck, caminhão prancha, uma caçamba, retroescavadeiras, patrol, uma escavadeira hidráulica, uma escavadeira hidráulica e uma pá carregadeira.

Nesta tarde (23), uma equipe foi até a região de Pradoso para instalar um cano a fim de que a água pluvial escorra mais rápido. De acordo o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado da Bahia (Inema), Vitória da Conquista está em alerta máximo até às 14h desta sexta-feira (24) e em  alerta até às 14h do dia 25.

Desde o mês de novembro, Vitória da Conquista está recebendo alertas e grandes precipitações em curto período de tempo o que gerou alagamentos em várias ruas na área urbana, com alguns bairros mais atingidos a exemplo da Lagoa das Flores, e alagamento e vias interrompidas em vários povoados na zona rural, sendo necessário decretar situação de emergência.

O coordenador municipal da Defesa Civil, José Antônio Vieira, lembra que a Defesa Civil, sempre quando necessário, aciona as secretarias, sendo que os órgãos mais requisitados são as secretarias de Infraestrutura Urbana (Seinfra), de Desenvolvimento Social (Semdes) e Meio Ambiente (Semma), subprefeituras e Deserg, ligado à Seinfra . “A força-tarefa sempre atua visando melhorar as situações mais urgentes em pontos específicos”, esclarece José Antônio.

Joana Martins
Publicado por
Joana Martins

Notícias recentes

Ingressos para estreia do Flamengo de Guanambi na Série B do Baianão 2022 já estão a venda

Começou nesta quinta-feira (19), a venda de ingressos para a partida entre Flamengo de Guanambi…

Três linhas de ônibus passam por alterações no itinerário em Vitória da Conquista

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) informou que houve alterações nos itinerários das linhas…

Azul inicia venda de passagens do voo Guanambi-Salvador

A Azul Linhas Aéreas iniciou a venda de passagens do novo voo da empresa, ligando…

Padre Joãozinho fará show de encerramento da Festa de Santo Antônio em Guanambi

No dia 13 de junho, dia de Santo Antônio, padroeiro de Guanambi, o encerramento da…

Inmet amplia alerta de declínio de temperatura para 162 municípios da Bahia

O avanço da massa de ar polar sobre o Sul e Sudeste do país já…

Cargas irregulares avaliadas em R$ 3,38 milhões foram interceptadas em Vitória da Conquista e outras duas cidades

A Operação Fechando o Cerco, da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), intensifica a atuação…