Conquista e Região

Risco de rompimento de barragem deixa população de cidade baiana em alerta

Publicado por
Tiago Marques
Compartilhado

Parte da população de Poções, distante 70 quilômetros de Vitória da Conquista, está em alerta por conta do risco de rompimento da Barragem do Açude, localiza no perímetro urbano da cidade.

Um comunicado à população foi divulgado na noite dessa sexta-feira (24). A equipe da gestão municipal explicou a situação e as medidas tomadas para mitigar os danos caso o barramento não aguente a pressão do grande volume de água que pode chegar. O vídeo foi publicado nas redes sociais da prefeitura.

;

O alerta para a possibilidade de rompimento foi feito por técnicos do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). A Prefeitura de Poções instituiu uma comissão e elaborou um plano de contingência com ações

De acordo com a Defesa Civil Municipal, o reservatório já está com sua capacidade máxima e o rompimento de outras barragens à montante pode causar um efeito cascata e provocar uma grande inundação no Centro e em alguns bairros da cidades.

Mancha de inundação / ANA

De acordo com a mancha de inundação, fornecia pela Agência Nacional de Águas (ANA), um eventual rompimento provocaria inundações em toda a região que margeia o canal do rio São José, incluindo o bairro do Açude, o Centro e parte dos bairros Primavera e Santa Cecília.

O plano de contingência elaborado pela equipe da Prefeitura estabelece medidas preventivas, como a limpeza do canal para facilitar o escoamento e o monitoramento das barragens acima do Açude. Equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social estão realizando os cadastros dos moradores das áreas incluídas na mancha de inundação.

Também foram estabelecidas medidas de contingência para o caso da concretização do desastre, como a preparação de colégios para o recebimento de possíveis desalojados, ônibus para tranaporte, e a disponibilização de ambulâncias e máquinas da prefeitura para atendimento das demandas que possam ser necessárias.

Todo o perímetro da barragem foi isolado e permanece vigiado pela Guarda Municipal para evitar o tráfego de veículos e pessoas sobre o talude, que foi coberto por lonas para evitar que haja erosão provocada pelas chuvas.

O município de Poções não possui medições oficiais de quantidade de chuvas. Em Vitória da Conquista, cidade mais próxima com medição, o volume de chuvas passou dos 300 mm em dezembro.

Alerta Vermelho

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho, o mais severo para temporais, válido até as 10h deste sábado (25), em áreas de Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Mato Grosso e Bahia, incluindo a região de Poções.

Dw acordo com as análises dos modelos meteorológicos, nos próximos cinco dias, o acumulada de chuvas na região pode superar 120 mm.

Esta postagem foi modificada pela última vez em 25 de dezembro de 2021 20:47

Tiago Marques
Publicado por
Tiago Marques
Tag Poções

Notícias recentes

Onda de frio atinge 3.428 municípios até domingo, 107 na Bahia

Depois de dois alertas amarelos, de declínio de temperatura, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)…

Três morreram e quatro foram internados após ingestão de “pinga envenenada” na Bahia

Três pessoas morreram e quatro estão internadas após a ingestão de um líquido de procedência…

Seis meses após Petrobras privatizar refinaria, Bahia tem a terceira gasolina mais cara do país

Os combustíveis estão fincando mais caros na Bahia em relação a outros estados. Desde o…

Projeto ensina jovens carentes de Vitória da Conquista a pedalar e competir profissionalmente

O projeto Periperi Race Team, em Vitória da Conquista, tem despertando a atenção da comunidade…

Processo Seletivo da Adab oferta 184 vagas em várias cidades da Bahia

A Agência de Defesa Sanitária da Bahia (Adab) abriu seleção simplificada visando a contratação de…

Prefeitura de Guanambi oficializa contratação de mais artistas para o São João do Gurutuba

A Prefeitura de Guanambi formalizou a contração de mais uma série de artistas para o…