24.4 C
Guanambi
20.3 C
Vitória da Conquista

Comporta da barragem de Ceraíma foi desativada para reativação de irrigação, sistema poderia evitar enchentes em Guanambi

Mais Lidas

Atualização

https://agenciasertao.com.br/2021/12/27/codevasf-esclarece-informacoes-sobre-comporta-da-barragem-de-ceraima/

Moradores dos bairros localizados às margens do rio Carnaíba de Dentro, em Guanambi, estão apreensivos com a cheia do reservatório da barragem de Ceraíma, ocasionada pelas chuvas constantes que caem sobre o município nos últimos dias. Falta pouco mais de um metro para a água atingir o nível do vertedouro e a previsão aponta que deve continuar chovendo de forma constante nos próximos dias.

De forma preventiva, para evitar que haja o total extravasamento do rio com o reservatório no limite, a comporta poderia ser aberta antes, antecipando a cheia. No entanto, desde 2019, quando o sistema de irrigação foi refeito após dez anos de inatividade, a Companhia de Desenvolvimento Sustentável dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) desativou a comporta e instalou um tubo que leva água para os lotes irrigados no canal por onde a água poderia sair.

Na manhã deste domingo (26), o nível da água atingiu a cota 513,8 metros, faltando apenas 1,2 metros para alcançar cota máxima, de 515 metros. Este nível continua subindo com a persistência das chuvas e com a chegada da água em curso no rio e em seus afluentes. Desde sexta-feira (24), o nível subiu certa de 1,3 metros e o volume é de aproximadamente 46 milhões de metros cúbicos, faltando cerca de 5 milhões para atingir a capacidade máxima.

Além disso, ao contrário do aconteceu em abril de 2020, quando o reservatório chegou a 100% de capacidade, a estação chuvosa ainda está na metade e há previsões de chuvas volumosas pelo menos até março de 2022, o que pode voltar a trazer novos vertimentos do reservatório.

O sangramento da barragem pode provocar grandes transtornos aos moradores se houver chuvas expressivas na cabeceira do Caranaíba de Dentro e seus afluentes com o reservatório já em seu limite. A última vez que isso aconteceu foi em 1992, quando uma grande enchente assolou a cidade. O volume de água passou pelo sangradouro na ocasião com mais de um metro de altura.

A Prefeitura de Guanambi emitiu um comunicado informando que vem monitorando os níveis das principais barragens (Ceraíma e Poço do Magro), no entanto, ainda não apresentou um plano de contingencia para o caso de enchentes atingirem os bairros mais baixos da cidade. A Codevasf ainda não se pronunciou sobre o assunto.

O acumulado de chuva do mês de dezembro na cidade está em quase 400 mm de acordo com os registros do pluviômetro da Agência Sertão, no Centro da cidade. Desde quinta-feira (23), choveu cerca de 150 mm. Nas últimas 48 horas a chuva foi praticamente ininterrupta e nas localidades à montante de Ceraíma choveu de forma mais expressiva.

 

O riacho do Belém que corta a cidade amanheceu com transbordamento em alguns pontos. Na Avenida Sandoval Moraes, a água está passando por cima da ponte.

Poço do Magro

Muita água também chegou ao reservatório da barragem do Poço do Magro, localizada no Riachão, afluente do rio Carnaíba de Dentro à jusante de Ceraíma. Entretanto, o extravasamento deve demorar em relação a Ceraíma, uma vez que a água precisa subir mais três metros para atingir o vertedouro.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas