Bahia chegou a 20 mortes provocadas pelas chuvas e tem 36 mil desabrigados e desalojados

A Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado da Bahia (Sudec) divulgou um balanço sobre os problemas causados pelas chuvas intensas que caem sobre o Estado nos últimos dias.

De acordo com o órgão, até a noite deste domingo (26), 18 pessoas morreram em decorrência de alagamentos ou deslizamentos. Em todo o estado, mais de 430 mil pessoas foram afetadas pelo temporal, sendo que 16.001 estão desabrigadas e 19.580 estão dasalojadas.

Com duas novas mortes confirmadas em Itabuna na manhã desta segunda-feira (27), subiu para 20 o número de pessoas mortas no sudoeste, sul e extremo sul da Bahia.

Os dois óbitos mais recentes foram registrados confirmados pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) da cidade.

A 19ª vítima foi identificada como Felipe Duarte Garcia, de 21 anos. Ele estava sendo procurado desde o domingo (26), quando desapareceu com a enxurrada. O corpo dele foi encontrado às margens do Rio Cachoeira, na região que passa pelo bairro Urbis IV.

Segundo moradores, Felipe foi carregado pela correnteza, enquanto passava pela BR-415. O jovem era morador do bairro Jorge Amado. Ainda não há detalhes sobre o sepultamento dele.

A 20ª vítima é a Maria das Neves Souza dos Santos, de 33 anos. Ela era moradora da Vila da Paz, que é uma região ribeirinha entre a BR-415 e o Cachoeira, na saída de Itabuna para Ilhéus. Ela estava em casa, no banheiro, quando a estrutura desabou sobre ela na madrugada de domingo (26).

Na noite deste domingo, o governador Rui Costa (PT) afirmou que 58 municípios baianos sofrem com os alagamentos. Ao todo, são 72 municípios em situação de emergência. Uma balanço divulgado pela Polícia Rodoviária estadual aponta wue há mais de 20 pontos de interdição ou bloqueio parcial nas rodovias das regiões de Itabuna, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista.

Visita às áreas atingidas

O governador Rui Costa pousou de helicóptero durante a manhã em Floresta Azul, seguiu de carro para Itororó e depois para Itapeting. A agenda ainda incluiu visitas ténicas a Jequié e Ipiaú. Onde consegue chegar de automóvel ou aeronave, o governador avalia os impactos das fortes chuvas que provocaram algamentos e uma série de vistorias ao trabalho de ajuda humanitária, socorro e resgate população. “Prioridade agora é salvar vidas”, tem repetido Rui.

Rui chegou ontem a Ilhéus, de onde coordenou reuniões de trabalho com secretários e técnicos da Defesa Civil e outrosórgaões do Estado. Já são 72 municípios baianos em situação de emergência por causa das chuvas.

O governador determinou a criação de mais 4 postos avançados de apoio para resgate, socorro e ações emergências em Itapetinga, Vitória da Conquista, Santa Inês e Ipiaú, além de Itamaraju e Ilhéus que já estavam funcionando com estrutura de Defesa Civil operacional. Rui fez um apelo para que a população deixe as áreas de risco e agradeceu o apoio de outros Estados e do Governo Federal.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile