Bahia

Abertura das comportas da Barragem de Machado Mineiro coloca em alerta Itambé e mais três cidades

Publicado por
Joana Martins
Compartilhado

O Corpo de Bombeiros da Bahia emitiu, na tarde desta terça-feira (28), um alerta para evacuação de moradores de áreas ribeirinhas nas cidades de Itambé, Canavieiras, Mascote e Cândido Sales. A medida foi tomada por causa do aumento do fluxo da água, com a abertura das comportas de uma barragem em Minas Gerais.

A barragem Machado Mineiro, alimentada pelo Rio Pardo, fica na região de Águas Vermelhas. Com o chamado "sangramento", que é quando a água chega ao limite da estrutura e passa a transbordar, esse volume de água corre em direção à Bahia.

O alerta foi feito pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros, o coronel Adson Marchesini, às prefeituras, para que as gestões retirem os moradores das áreas de risco, e os direcionem para outras localidades ou abrigos provisórios.

“O volume de água liberado pela represa em Minas Gerais vai ser triplicado até o final do dia. Gostaríamos de prevenir aos municípios, para fazer ação preventiva com os moradores que vivem na região ribeirinha, para trancarem suas casas e procurarem abrigos, para evitar um mal maior”.

Preocupação com barragens da Bahia

O coronel Marchesini também relatou preocupação com o volume de água em barragens no estado da Bahia. Ao menos 10 delas estão em nível crítico, por causa das fortes chuvas que caem no estado desde o mês de novembro.

Segundo ele, apesar da situação alarmante, as barragens não correm o risco iminente de rompimento. Marchesini também destacou que as estruturas que já se romperam no estado são construções privadas.

Entre os rompimentos de barragens mais recentes estão a de Vitória da Conquista, na noite de sábado (25), e a de Jussiape, na Chapada Diamantina, na manhã deste domingo (26). Marchesini informou ainda que todas as barragens administradas pelo governo da Bahia estão em observação, para evitar acidentes.

Itambé 

Casas desabaram parcialmente com a força da enchente que inundou as ruas da cidade nos últimos dias. A região já foi muito afetada pelas fortes chuvas. O rio Verruga transbordou e provocou um rastro de destruição por todos os lados. Cerca de 60 casas desmoronaram, e outras centenas de habitações estão com sua estrutura totalmente comprometida.

Cerca de 600 famílias de Itambé foram afetadas. Elas vão receber da prefeitura de Itambé cestas básicas, vestimentas, cobertores, colchões e outros itens.

Joana Martins
Publicado por
Joana Martins

Notícias recentes

Uesb abre seleção para curso EAD de Especialização em Mídias na Educação

Por meio do Edital 095/2022, a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) abre seleção para…

Adab participa de seminário em Brasília sobre serviços de inspeção municipal para produtos de origem animal

Acontece até esta sexta (27) o “Seminário Sobre Requisitos Básicos de Estruturação de Serviço de…

Cinema Itinerante vai exibir filme do Homem Aranha de graça em Vitória da Conquista, Itabuna e Eunápolis

Desta sexta-feira (27 até este domingo (29), visitantes e moradores de três cidades baianas poderão…

Concurso de Quadrilhas do São João do Gurutuba tem edital lançado

O edital do Concurso de Quadrilhas Juninas do São João do Gurutuba foi divulgado nesta…

Correios lançaram licitação para lojistas de Alagoinhas, Camaçari, Lauro de Freitas, Ilhéus e Salvador

Os Correios lançaram nova licitação para os varejistas que desejam instalar uma unidade do “Correios…

Prazo para pagamento da taxa de inscrição do Enem 2022 termina nesta sexta

Termina nesta sexta-feira (27) o prazo para o pagamento da taxa de inscrição do Exame…