Vitória da Conquista revoga ponto facultativo desta sexta-feira (31)

Destaque Vitória da Conquista
Reprodução

A Prefeitura de Vitória da Conquista revogou o ponto facultativo de 31 de dezembro, véspera do ano novo, para os servidores da Administração Pública Municipal direta e indireta. A decisão foi publicada por do meio do decreto nº 21.599, publicou nesta quinta-feira (30) no Diário Oficial do Município,

Segundo a prefeitura, a medida foi tomada considerando a necessidade de concentrar os esforços para superar os graves danos e consequências gerados pela situação de emergência em decorrência das fortes chuvas que tem assolado todo o município. “Neste momento, precisamos de toda a nossa equipe, porque a situação é de emergência, envolve o esforço de iniciar a recuperação do nosso município e, principalmente, salvar vidas”, disse a prefeita Sheila Lemos.

O decreto anterior justificava que o feriado do dia 1º de janeiro será em um sábado e que a decisão é de interesse público, na qual visa reduzir custos administrativos.

Situação de emergência em Vitória da Conquista

Com as fortes chuvas em Vitória da Conquista, várias famílias ficaram desabrigadas ou perderam grande parte de seus bens.  Nesta terça-feira (28). O Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil do Ministério do Desenvolvimento Regional, reconheceu a situação de emergência de Vitória da Conquista e mais 85 municípios baianos em decorrência das chuvas intensas no Estado.

Através do decreto 21.593 de 25 de dezembro de 2021, a prefeita Sheila Lemos já havia estabelecido a situação no município, sendo o quadro observado também pelo governo do Estado através do decreto 20.993, substituído pelo 20.994 de 27 de dezembro de 2021.
Com o reconhecimento federal de situação de emergência, os municípios atingidos por desastres naturais podem solicitar recursos do MDR para atendimento à população afetada, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados pelo desastre.

Mais de 100 pessoas que estão ameaçadas pela águas do Rio Pardo foram resgatadas em helicópteros do Exército, no povoado de Barreiro, localizado no distrito de Cercadinho, na manhã desta quarta-feira (29). Os moradores estavam em risco devido o aumento da vazão da barragem de Machado Mineiro, em Minas Gerais.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile