Um homem, cuja a idade e a identidade não foram informadas, morreu ao reagir a uma abordagem de policiais do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto), da 77º Companhia Independente de Polícia Militar (77ª CIPM). O fato aconteceu por volta das 18h desta terça-feira (4), no bairro Ibirapuera, em Vitória da Conquista.
De acordo com a PM, o Peto realizava patrulhamento tático no centro da cidade quando recebeu a informação de que um homem recentemente chegado ao referido bairro estaria traficando drogas e ostentando uma arma de fogo na localidade. Ainda de acordo com a PM, ao ser verificada a denúncia, o suspeito não obedeceu à ordem de abordagem policial e efetuou disparos contra os policiais.
Houve reação, ele foi atingido e caiu ao solo, momento em que os policiais se aproximaram, recolheram a arma utilizada. Na sequencia, ele foi conduzido na viatura até o Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), mas não resistiu aos ferimentos.
Com ele foi encontrada uma pistola automática MAB 7,65, além de um revólver Taurus calibre 32; três munições deflagradas e três intactas, 36 petecas de substância análoga à maconha; dois pedaços maiores da mesma substância; 49 papelotes de substância análoga à cocaína; uma balança de precisão; e embalagens.
Os policiais se dirigiram à unidade de polícia, onde registraram a ocorrência e apresentaram todo o material apreendido em poder do resistente. Após consultas, foi verificado que o indivíduo era um presidiário evadido do Sistema Prisional, pois deveria ter retornado da saída temporária (Saidão de Natal) no dia 28 dezembro.
De acordo com a polícia, o homem morto após atirar contra os policiais era considerado um criminoso de alta periculosidade e possuía passagens por homicídio, porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas.