33 C
Guanambi
25.5 C
Vitória da Conquista

Forças de segurança do DF encaminham 50 toneladas de donativos para a região de Vitória da Conquista

Mais Lidas

Escoltas policiais da Polícia Militar do Distrito Federal estão garantindo que as doações recolhidas pelos cinco órgãos de segurança do DF cheguem à Bahia. A Polícia Militar do Distrito Federal, a Secretaria de Segurança Pública, a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil começaram a carregar os caminhões com donativos destinados às vítimas das enchentes no sul e sudeste da Bahia, às 9h30 desta quarta-feira (5).

Sete caminhões com cerca de 50 toneladas de donativos arrecadados partiram do Centro de Capacitação Física (Cecaf) do Corpo de Bombeiros – Setor Policial Sul para uma viagem de dois dias em direção a Vitória da Conquista (BA), de onde seguirão para demais regiões mapeadas pela Defesa Civil local. O restante das doações também deve seguir o mesmo trajeto nos próximos dias.

Divulgação | SSP-DF

Os donativos – entre mantimentos, materiais de higiene e limpeza, roupas e água – foram entregues em postos de arrecadação montados em diversas unidades das forças de segurança pública do DF, como Batalhões das polícias e bombeiros, delegacias e unidades da Defesa Civil (DCDF).

De acordo com um balanço parcial feito na terça-feira (4), a iniciativa do Governo do Distrito Federal ultrapassou a marca de mais 100 toneladas de donativos. As doações foram recebidas durante os seis dias de Campanha de Ajuda Humanitária.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Márcio Cavalcante de Vasconcelos, ressaltou o envolvimento e a importância da integração das Forças de Segurança Pública e também elogiou pela iniciativa e envolvimento na campanha, sobretudo da população do Distrito Federal. “Nós agradecemos muito a você cidadão do DF e a vocês integrantes das Forças de Segurança estamos mostrando a força da integração dos órgãos de segurança do DF, não apenas para combater o crime, mas também para salvar vidas. Juntos somos mais fortes”, afirmou.

O chefe da Defesa Civil, coronel Deusdete Vieira de Souza Junior, comentou sobre o diálogo com as forças de segurança baianas para otimizar a chegada dos donativos. “Recebemos um comunicado da Defesa Civil da Bahia solicitando esse apoio, para colaborarmos. Então trabalhamos GDF e SSP, no sentido de coordenar os esforços para que esses materiais cheguem lá na ponta, no município afetado”, finalizou.

O vice-governador Paco Britto enalteceu o espírito humanitário que o DF demonstrou durante a campanha de arrecadação de donativos para os municípios baianos.

“Em nome do governador Ibaneis Rocha, faço um agradecimento especial à toda população, que mostrou sua solidariedade e humanismo em prol da população necessitada e assolada por esse problema”, afirmou.

142 cidades com emergência reconhecida

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, reconheceu, nesta quarta-feira (5), a situação de emergência em mais 12 municípios da Bahia atingidos por chuvas intensas.

Agora são 142 municípios com essa condição no estado. A portaria com os reconhecimentos foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). A Governo da Bahia reconhece a emergência em 163 municípios e diz que 174 foram atingidos. Em outra portaria, também foram reconhecidas as emergências em 46 municípios mineiros. Minas Gerais agora passa a ter 102 cidades em emergência.

De acordo com o MDR, a medida foi tomada por procedimento sumário, que ocorre em casos de desastres de grandes proporções e com base apenas no requerimento e no decreto de emergência ou de calamidade do estado ou do município. O objetivo é acelerar as ações federais de resposta.

Com a nova portaria, as cidades beneficiadas são: Amélia Rodrigues, Andaraí, Cândido Sales, Cocos, Iaçu, Ibicoara, Iramaia, Nova Itarana, Novo Horizonte, Palmas de Monte Alto, Riacho de Santana e Tremedal.

 

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas