Segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), o Governo Federal, por meio do Ministério da Cidadania, confirmou para este mês de janeiro a inclusão 8.819 novas famílias que estavam na lista de espera do programa. Outras 27.549 famílias já recebiam o benefício desde dezembro de 2021.
Segundo o secretário da Semdes, Michael Farias, a descentralização possibilitou o acesso de muitas famílias ao Cadastro Único e ao benefício do Auxílio Brasil. “A decisão que tomamos de descentralizar o atendimento foi uma decisão estratégica que, certamente, ampliou as chances dos conquistenses acessarem o Programa Auxílio Brasil. Essas novas concessões vieram em boa hora” ressaltou Michael.
Além do Auxilio Brasil, a grande maioria das novas famílias também receberá o Benefício Extraordinário, um benefício complementar para garantir que todas as famílias beneficiárias do Programa recebam no mínimo R$ 400,00. Este benefício foi prorrogado dezembro deste ano.
E mais: uma parcela destes beneficiários também vai receber o benefício do Programa Auxílio Gás, no valor de R$ 52,00, pago a cada dois meses, desde que seja mantido pelas famílias o perfil para recebimento, que no caso dos beneficiários do Auxílio Brasil são as famílias com menor renda per capita e com maior quantidade de integrantes na família. De acordo com esta ordem, as famílias que recebem o Auxílio Brasil serão incluídas gradativamente no Programa Auxílio Gás.
Semdes emitiu orientação para receber o Auxílio Brasil
A Coordenação de Renda e Cidadania esclareceu ainda que os novos beneficiários do Auxílio Brasil, que passarão a receber o benefício a partir deste mês de janeiro e caso não tenham recebido o cartão da Caixa Econômica, que devem procurar os pontos de atendimento do Cadastro Único para pegar a sua folha de saque.
Veja aqui o passo a passo:
- Envio de carta e cartão de saque
Ao entrar no programa, as famílias recebem, pelos Correios, no endereço informado durante o cadastramento, duas cartas encaminhadas pela CAIXA: a 1ª com informações gerais sobre o Auxílio Brasil e a 2ª com o Cartão Auxílio Brasil.
O cartão é gerado automaticamente para todas as novas famílias beneficiárias, no nome do Responsável Familiar. Com o Cartão Auxílio Brasil, o beneficiário saca o valor integral do benefício. Cada parcela tem validade de 120 dias.
- Não recebi o cartão
Caso a família não receba o cartão, o beneficiário deve ligar para a Central de Atendimento Caixa ao Cidadão, 0800 726 0207, para verificar a localização do cartão ou solicitar uma segunda via, se for o caso.
- Como sacar sem o cartão?
Enquanto estiver sem o cartão, o responsável familiar pode realizar o saque do benefício em qualquer agência da Caixa, de acordo com a data do Calendário de Pagamentos do programa, apresentando um documento de identificação oficial com foto e uma folha de saque do benefício, que pode ser retirada em um dos postos de atendimento do Cadastro Único no município.
- Pontos de atendimento do Cadastro Único em Vitória da Conquista
- Centro de Referência em Assistência Social (Cras) – Bruno Bacelar, Vila América, Jardim Valéria, Miro Cairo, Nossa Senhora Aparecida, Rural, Nova Cidade e Pedrinhas;
- Subprefeituras – Bate-Pé, José Gonçalves e Inhobim;
- Prefeitura da Zona Oeste (PZO);
- Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.