Mais de oito mil famílias de Vitória da Conquista foram contempladas com Auxílio Brasil em janeiro

Reprodução

Segundo a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), o Governo Federal, por meio do Ministério da Cidadania, confirmou para este mês de janeiro a inclusão 8.819 novas famílias que estavam na lista de espera do programa. Outras 27.549 famílias já recebiam o benefício desde dezembro de 2021.

Segundo o secretário da Semdes, Michael Farias, a descentralização possibilitou o acesso de muitas famílias ao Cadastro Único e ao benefício do Auxílio Brasil. “A decisão que tomamos de descentralizar o atendimento foi uma decisão estratégica que, certamente, ampliou as chances dos conquistenses acessarem o Programa Auxílio Brasil. Essas novas concessões vieram em boa hora” ressaltou Michael.

Além do Auxilio Brasil, a grande maioria das novas famílias também receberá o Benefício Extraordinário, um benefício complementar para garantir que todas as famílias beneficiárias do Programa recebam no mínimo R$ 400,00. Este benefício foi prorrogado dezembro deste ano.

E mais: uma parcela destes beneficiários também vai receber o benefício do Programa Auxílio Gás, no valor de R$ 52,00, pago a cada dois meses, desde que seja mantido pelas famílias o perfil para recebimento, que no caso dos beneficiários do Auxílio Brasil são as famílias com menor renda per capita e com maior quantidade de integrantes na família. De acordo com esta ordem, as famílias que recebem o Auxílio Brasil serão incluídas gradativamente no Programa Auxílio Gás.

Semdes emitiu orientação para receber o Auxílio Brasil

A Coordenação de Renda e Cidadania esclareceu ainda que os novos beneficiários do Auxílio Brasil, que passarão a receber o benefício a partir deste mês de janeiro e caso não tenham recebido o cartão da Caixa Econômica, que devem procurar os pontos de atendimento do Cadastro Único para pegar a sua folha de saque.

Veja aqui o passo a passo:

  1. Envio de carta e cartão de saque

Ao entrar no programa, as famílias recebem, pelos Correios, no endereço informado durante o cadastramento, duas cartas encaminhadas pela CAIXA: a 1ª com informações gerais sobre o Auxílio Brasil e a 2ª com o Cartão Auxílio Brasil.

O cartão é gerado automaticamente para todas as novas famílias beneficiárias, no nome do Responsável Familiar. Com o Cartão Auxílio Brasil, o beneficiário saca o valor integral do benefício. Cada parcela tem validade de 120 dias.

  1. Não recebi o cartão

Caso a família não receba o cartão, o beneficiário deve ligar para a Central de Atendimento Caixa ao Cidadão, 0800 726 0207, para verificar a localização do cartão ou solicitar uma segunda via, se for o caso.

  1. Como sacar sem o cartão?

Enquanto estiver sem o cartão, o responsável familiar pode realizar o saque do benefício em qualquer agência da Caixa, de acordo com a data do Calendário de Pagamentos do programa, apresentando um documento de identificação oficial com foto e uma folha de saque do benefício, que pode ser retirada em um dos postos de atendimento do Cadastro Único no município.

  1. Pontos de atendimento do Cadastro Único em Vitória da Conquista
  • Centro de Referência em Assistência Social (Cras) – Bruno Bacelar, Vila América, Jardim Valéria, Miro Cairo, Nossa Senhora Aparecida, Rural, Nova Cidade e Pedrinhas;
  • Subprefeituras – Bate-Pé, José Gonçalves e Inhobim;
  • Prefeitura da Zona Oeste (PZO);
  • Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile