O movimento de pessoas tem sido intenso na Barragem de Ceraíma nos últimos dias com a eminência do reservatório atingir 100% de sua capacidade e começar verter água pelo sangradouro. No fim da tarde desde sábado (8) faltavam apenas quatro centímetros para atingir a cota máxima.
Alguns curiosos querem ver de perto a cheia e acabam se arriscando ao invadir a área de segurança e ainda andar sobre a parede de concreto por onde vai passar a água excedida do lago. Vários vídeos estão circulando nas redes sociais mostrando algumas pessoas que até entram na água para mostrar o nível na régua medidora.
Representantes da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), estatal responsável pela gestão do Perímetro Irrigado de Ceraíma (PIC), alertaram as autoridades presentes em uma reunião na última quinta-feira (6), com o grupo de trabalho que atua para amenizar os danos de eventuais enchentes, para que desestimulem os cidadãos que estão desobedecendo a proibição de entrada no local.
Foi ressaltado que a barragem é um local de segurança e que não pode ser vista como ponto turístico. Além disso, há riscos de acidentes de diversos tipos, como quedas, choques elétricos e afogamentos, como ocorreu em abril de 2020, quando a barragem chegou a 100% de sua capacidade pela última vez. No entanto, naquela ocasião, uma quantidade muito pequena de água verteu pelo sangradouro, pois o período chuvoso já está no fim quando aconteceu a maior cheia.
Para tentar inibir quem insiste em desobedecer a proibição de entrada e eventuais atos de vandalismos na área de segurança, a cerca e o portão foram reforçados, também foi construído um muro e guarda-corpos. Várias câmeras de monitoramento foram instaladas, enviando em tempo real as imagens capturadas para o escritório da Codevasf em Guanambi.
Os representantes da estatal pediram apoio da Polícia Militar para garantir a segurança no local.
Previsão de chuvas e sangramento
Com previsões de chuva pelo menos até terça-feira (8) e o nível da barragem subindo lentamente, é provável que a água atinja o nível de vertimento nas próximas horas. As águas do rio Carnaíba de Dentro vão correr novamente pelo seu leito após 30 anos, quando o reservatório sangrou de forma expressiva pela última vez. Na ocasião, o curso d’água recebeu uma grande quantidade de água vertida e junto com as cheias do Riachão e do riacho do Belém, proporcionaram uma enchente histórica na cidade.
Desta vez, pelo menos nos próximos dias, as chuvas devem ser menos expressivas nas cabeceiras dos afluentes que formam o rio e o lago da barragem e a vazão de saída deve ser menor. Mesmo assim, moradores de áreas próximas ao leito do rio devem ficar atentos à subida do nível. A Secretaria Municipal de Infraestrutura está monitorando o nível da barragem e oferecendo ajuda para aqueles que desejarem retirar seus pertences para evitar prejuízos de uma eventual enchente.
De acordo com as previsões dos modelos meteorológicos, são esperadas chuvas entre 35 e 60 mm na bacia do rio Carnaíba.