Reprodução | Redes Sociais
O movimento de pessoas tem sido intenso na Barragem de Ceraíma nos últimos dias com a eminência do reservatório atingir 100% de sua capacidade e começar verter água pelo sangradouro. No fim da tarde desde sábado (8) faltavam apenas quatro centímetros para atingir a cota máxima.
Alguns curiosos querem ver de perto a cheia e acabam se arriscando ao invadir a área de segurança e ainda andar sobre a parede de concreto por onde vai passar a água excedida do lago. Vários vídeos estão circulando nas redes sociais mostrando algumas pessoas que até entram na água para mostrar o nível na régua medidora.
Representantes da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), estatal responsável pela gestão do Perímetro Irrigado de Ceraíma (PIC), alertaram as autoridades presentes em uma reunião na última quinta-feira (6), com o grupo de trabalho que atua para amenizar os danos de eventuais enchentes, para que desestimulem os cidadãos que estão desobedecendo a proibição de entrada no local.
Foi ressaltado que a barragem é um local de segurança e que não pode ser vista como ponto turístico. Além disso, há riscos de acidentes de diversos tipos, como quedas, choques elétricos e afogamentos, como ocorreu em abril de 2020, quando a barragem chegou a 100% de sua capacidade pela última vez. No entanto, naquela ocasião, uma quantidade muito pequena de água verteu pelo sangradouro, pois o período chuvoso já está no fim quando aconteceu a maior cheia.
Para tentar inibir quem insiste em desobedecer a proibição de entrada e eventuais atos de vandalismos na área de segurança, a cerca e o portão foram reforçados, também foi construído um muro e guarda-corpos. Várias câmeras de monitoramento foram instaladas, enviando em tempo real as imagens capturadas para o escritório da Codevasf em Guanambi.
Os representantes da estatal pediram apoio da Polícia Militar para garantir a segurança no local.
Previsão de chuvas e sangramento
Com previsões de chuva pelo menos até terça-feira (8) e o nível da barragem subindo lentamente, é provável que a água atinja o nível de vertimento nas próximas horas. As águas do rio Carnaíba de Dentro vão correr novamente pelo seu leito após 30 anos, quando o reservatório sangrou de forma expressiva pela última vez. Na ocasião, o curso d'água recebeu uma grande quantidade de água vertida e junto com as cheias do Riachão e do riacho do Belém, proporcionaram uma enchente histórica na cidade.
Desta vez, pelo menos nos próximos dias, as chuvas devem ser menos expressivas nas cabeceiras dos afluentes que formam o rio e o lago da barragem e a vazão de saída deve ser menor. Mesmo assim, moradores de áreas próximas ao leito do rio devem ficar atentos à subida do nível. A Secretaria Municipal de Infraestrutura está monitorando o nível da barragem e oferecendo ajuda para aqueles que desejarem retirar seus pertences para evitar prejuízos de uma eventual enchente.
De acordo com as previsões dos modelos meteorológicos, são esperadas chuvas entre 35 e 60 mm na bacia do rio Carnaíba.
Esta postagem foi modificada pela última vez em 8 de janeiro de 2022 21:44
Acontece até esta sexta (27) o “Seminário Sobre Requisitos Básicos de Estruturação de Serviço de…
Desta sexta-feira (27 até este domingo (29), visitantes e moradores de três cidades baianas poderão…
O edital do Concurso de Quadrilhas Juninas do São João do Gurutuba foi divulgado nesta…
Os Correios lançaram nova licitação para os varejistas que desejam instalar uma unidade do “Correios…
Termina nesta sexta-feira (27) o prazo para o pagamento da taxa de inscrição do Exame…
Policiais da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) de Juazeiro localizaram, nesta quinta-feira (26), uma…
Este site usa Cookie