Guanambi e Região

Populares invadem área de segurança para tomar banho em sangradouros de barragens em Guanambi e Rio de Contas

Publicado por
Tiago Marques
Compartilhado

As pessoas estão se arriscando nos sangradouros das barragens de Ceraíma, em Guanambi, e de Luiz Vieira, em Rio de Contas. Moradores das cidades estão muito contentes com as cheias dos reservatórios e alguns estão exagerando na comemoração ao tomar banho nas cascatas formadas pelos sangramentos.

Em Rio de Contas, na Chapada Diamantina, a barragem alcançou sua cota máxima neste sábado (8) e começou a verter água. Um homem precisou entrou no sangradouro e não conseguiu sair sozinho com o aumento repentino da vazão. Ele precisou ser resgatado por uma corda usada por populares que o puxaram para as margens do canal de vertimento.

A Barragem de Luiz Vieira está com 99,4 milhões de metros cúbicos, marca atingida pela última vez em 2007, há quase 15 anos. Neste intervalo de tempo, grandes secas assolaram a região e a barragem chegou a armazenar apenas cerca de 12% de sua capacidade em meados de 2019, deixando muitos produtores rurais sem água para produzir alimentos, principalmente frutas.

Antes do início do período chuvoso, no final de outubro, o nível da barragem de Rio de Contas era de cerca de 60,3%. Os volumes expressivos de dezembro e do início de janeiro foram suficientes que o reservatório chegasse ao seu limite de armazenamento bem antes do fim do período chuvoso, que deve se estender até meados de abril.

Já em Guanambi, desde o meio da semana, muitos curiosos foram até a barragem para acompanhar o vertimento. O muro, o portão e as placas de entrada proibida vêm sendo desconsideradas pelos que visitam o local. Na madrugada deste domingo (9), o nível do lago enfim chegou a sua cota máxima e a água começou a escorrer lentamente pelo sangradouro.

Nas primeiras horas da manhã, já com a vazão aumentando, algumas pessoas também se arriscaram entrando dentro do sangradouro para tomar banho. Apesar do risco, todos conseguiram sair do local sem ferimentos. Ainda pela manhã, uma fila de carros se formou na estrada que liga Guanambi à barragem. Muitas pessoas foram ver de perto o acontecimento registrado anteriormente há quase 30 anos.

Representantes da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Carnaíba (Codevasf) pediram às autoridades locais que auxiliem no sentido de inibir a entrada de pessoas na área de segurança da barragem.

São 51,09 milhões de metros cúbicos de água armazenada, usada tanto para irrigação quanto para o abastecimento humano. No início do período chuvoso, em novembro, eram armazenados cerca de 32 milhões de metros cúbicos, ou seja, a recarga foi superior a 19 milhões de metros cúbicos no período de dois meses.

O volume de chuvas em Guanambi desde outubro é 716 mm, medido no Centro da cidade, no pluviômetro da Agência Sertão. O volume é maior do que os acumulados dos períodos chuvosos de 2017-2018 e 2018-2019 e quase igual a média dos últimos quatro anos, de 725,8 mm.

Se chover dentro da média dos últimos quatro anos nos próximos três meses, o acumulado de chuvas deve passar de 1.000 mm na temporada chuvosa, algo só alcançado em 1992 nos últimos 32 anos, quando grandes enchentes assolaram a cidade.

Poço do Magro

A Barragem de Poço do Magro, também localizada em Guanambi, deve sangrar nas próximas horas se seu nível continuar subindo rápido. Na manhã deste domingo, o nível estava em 518,66 mm, faltando apelas 34 centímetros para iniciar o vertimento.

A primeira e única vez que isso aconteceu foi em 2016. Nunca na história, as duas barragens localizadas no município sangraram simultaneamente, feito que está prestes a ser batido.

Esta postagem foi modificada pela última vez em 9 de janeiro de 2022 18:02

Tiago Marques
Publicado por
Tiago Marques

Notícias recentes

Uesb abre seleção para curso EAD de Especialização em Mídias na Educação

Por meio do Edital 095/2022, a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) abre seleção para…

Adab participa de seminário em Brasília sobre serviços de inspeção municipal para produtos de origem animal

Acontece até esta sexta (27) o “Seminário Sobre Requisitos Básicos de Estruturação de Serviço de…

Cinema Itinerante vai exibir filme do Homem Aranha de graça em Vitória da Conquista, Itabuna e Eunápolis

Desta sexta-feira (27 até este domingo (29), visitantes e moradores de três cidades baianas poderão…

Concurso de Quadrilhas do São João do Gurutuba tem edital lançado

O edital do Concurso de Quadrilhas Juninas do São João do Gurutuba foi divulgado nesta…

Correios lançaram licitação para lojistas de Alagoinhas, Camaçari, Lauro de Freitas, Ilhéus e Salvador

Os Correios lançaram nova licitação para os varejistas que desejam instalar uma unidade do “Correios…

Prazo para pagamento da taxa de inscrição do Enem 2022 termina nesta sexta

Termina nesta sexta-feira (27) o prazo para o pagamento da taxa de inscrição do Exame…