30.4 C
Guanambi
22.1 C
Vitória da Conquista

Novo decreto em Vitória da Conquista limita público de eventos a até 3mil pessoas

Mais Lidas

A Prefeitura de Vitória da Conquista publicou, nesta terça -feira (11), em edição extra do Diário Oficial do Município (DOM), o Decreto 21.640, que institui nova limitação de público em eventos, como medida de prevenção ao contágio pela Covid-19 em Vitória da Conquista.

Segundo o decreto, os eventos presenciais ficam limitados à ocupação máxima de até três mil pessoas, observados todos os protocolos sanitários, especialmente a utilização obrigatória de máscaras e a disponibilização de álcool em gel.

Enquadram-se neste grupo cerimônias religiosas, casamentos, eventos urbanos e rurais em logradouros públicos ou privados, circos, parques de exposições, solenidades de formatura, feiras, passeatas e afins, funcionamento de parque de diversões, museus, teatros, cinemas e afins, inclusive o Planetário Everardo Públio de Castro e a Biblioteca Municipal José de Sá Nunes.

Nos casos de eventos com vendas de ingressos, além da limitação de três mil pessoas por vez, deve ser respeitada a ocupação de, no máximo, 50% da capacidade do local. Também são recomendados o distanciamento social, sempre que possível, e o uso de máscaras quando o deslocamento for inevitável, especialmente os idosos e outras pessoas pertencentes aos grupos de risco para a COVID-19.

Em reunião da prefeita Sheila Lemos com o Comitê de Gestão para o enfrentamento da Covid-19 ficou determinado que outras medidas podem ser tomadas, com novas restrições, na hipótese do aumento na quantidade de pessoas internadas em UTI por causa da doença. Os números se mantêm estáveis desde o final de dezembro.

O decreto tem validade até o próximo dia 25.

Decreto estadual já havia reduzido o número máximo de público em eventos e estádios

Após o aumento do número de casos de Covid-19 no estado, o governo do estado publicou um novo decreto, no último dia 10, reduzindo a quantidade de público em eventos para 3 mil pessoas. Antes, era permitida a presença de até 5 mil pessoas em eventos no estado.

Portanto, o limite máximo é de 3 mil pessoas com ocupação máxima de 50% da capacidade dos ambientes. A medida vale para eventos, cinemas, teatros e qualquer outro espaço. Além disso, de acordo com o governador, a medida vale também para eventos esportivos em estádios.

Não haverá limitação para bares e restaurantes, mas haverá a cobrança do comprovante de vacinação. O governador ainda destacou que o atual número de casos ativos, acima de 4 mil, está abaixo da realidade. “Considerando que temos muita subnotificação, esse número de 4.440 ativos ainda está subnotificado. Essas medidas valem por 15 dias”, disse o governador.

O município de Guanambi já havia adotada medida semelhante na última sexta-feira (7). Por meio de decreto, a prefeitura determinou que para ter acesso a lugares público e privados, é necessário de apresentação de cartão de vacina. Nesta terça-feira (11), limitou a 300 pessoas em eventos. 

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas