Deslizamento de terra destruiu casarão do século XVIII em Ouro Preto

Um casarão construído no século XVIII foi destruído por um deslizamento de terra do Morro da Forca, localizado no centro histórico de Outro Preto, na Região Central de Minas Gerais. Um depósito também foi destruído pela força do barranco. O fato aconteceu na manhã desta quinta-feira (13).

Não havia pessoas no local no momento do desabamento, pois o casarão estava interditado desde 2021.

Logo por volta de 8h30, o Corpo de Bombeiros foi acionado para realizar uma vistoria no local e, devido aos problemas estruturais verificados. Devido ao risco eminente, toda a área foi evacuada. Pouco depois, às 9h10, o deslizamento ocorreu.

De acordo com o g1, os bombeiros não souberam informar quantas pessoas tiveram que ser evacuadas. Eles disseram que o talude ainda apresenta instabilidade. Se houver outro desmoronamento, há possibilidade de um hotel e um restaurante serem atingidos.

Ainda de acordo com o site, o Morro da Forca fica no centro histórico de Ouro Preto, próximo ao Museu da Farmácia da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). No local, pessoas escravizadas eram enforcadas, entre os séculos XVII e XIX.

A Defesa Civil informou que o solo do morro está muito encharcado por conta das chuvas excessivas das últimas semanas. De acordo com dados do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais (Cemaden), choveu mais de 700 mm em algumas localidades de Ouro Preto nos últimos 35 dias.

O deslizamento acontece na mesma semana em que uma tragédia assolou o Estado quando uma pedra se soltou do paredão das Escarpas de Furnas. Dez pessoas morreram e trinta ficaram feridas.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile