Saúde

Guanambi registrou 200 casos de Covid-19 neste sábado

Publicado por
Tiago Marques
Compartilhado

As estatísticas da Covid-19 voltam a causar preocupação nas autoridades de saúde e na população de Guanambi. O ano de 2022 começou com aumento nos casos da doença no município, assim como tem sido observado em várias regiões do país. Neste sábado (15), 200 diagnósticos da doença foram confirmados pela Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, 83 casos foram confirmados por teste RT PCR, do Lacen. Outros 117 casos positivos foram detectados em teste rápido pelo método de antígeno.

A média móvel dos últimos sete dias é de 79,9 casos por dia, ou 560 casos na semana. Números como esses não eram registrados na cidade desde junho de 2021, mês da pandemia com mais casos e mortes.

Com os novos registros, o número de casos ativos chegou a 681, sendo que três pessoas estão internadas. O caso mais grave é de um homem de 60 anos com confirmação da doença. Ele estava internado no Pronto Atendimento em Guanambi, mas foi transferido para um leito de UTI do Hospital Municipal de Caetité (Unacon), onde faz uso de ventilação mecânica.

Uma mulher de 58 anos e outra de 32, ambas também com diagnóstico confirmado para a Covid-19, estão internadas no Pronto Atendimento aguardado por transferência para UTI de hospital de referência.

Uma mulher de 66 anos morreu na manhã deste sábado no Pronto Atendimento. Ela fez um teste rápido, cujo resultado deu negativo. O óbito segue em investigação até que saia o resultado do teste RT-PCR, ou se conclua a causa do morte por critério clínico/epidemiológico.

Em nota divulgada na última quarta-feira (12) comentando o primeiro caso registrado da variante ômicron no município, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou que o município assiste a um aumento no número de casos, porém tem mantido baixa a quantidade de paciente internados e óbitos em relação à fase mais aguda da pandemia.

A pasta ainda reforçou a necessidade de manter as medidas de higiene e distanciamento, além de manter o o esquema vacinal em dia.

O município acumula 129 óbitos decorrentes de complicações da Covid-19. Embora exista alguns óbitos ocorridos durante esta semana em observação, desde outro não são confirmadas novas mortes.

Foram aplicadas 157.216 doses de vacinas contra a Covid-19 em Guanambi. São 73.374 pessoas vacinadas com pelo menos uma dose, das quais, 68.517 tomaram também a segunda dose e 15.325 tomaram a dose de reforço.

Esta postagem foi modificada pela última vez em 15 de janeiro de 2022 22:50

Tiago Marques
Publicado por
Tiago Marques

Notícias recentes

Ingressos para estreia do Flamengo de Guanambi na Série B do Baianão 2022 já estão a venda

Começou nesta quinta-feira (19), a venda de ingressos para a partida entre Flamengo de Guanambi…

Três linhas de ônibus passam por alterações no itinerário em Vitória da Conquista

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) informou que houve alterações nos itinerários das linhas…

Azul inicia venda de passagens do voo Guanambi-Salvador

A Azul Linhas Aéreas iniciou a venda de passagens do novo voo da empresa, ligando…

Padre Joãozinho fará show de encerramento da Festa de Santo Antônio em Guanambi

No dia 13 de junho, dia de Santo Antônio, padroeiro de Guanambi, o encerramento da…

Inmet amplia alerta de declínio de temperatura para 162 municípios da Bahia

O avanço da massa de ar polar sobre o Sul e Sudeste do país já…

Cargas irregulares avaliadas em R$ 3,38 milhões foram interceptadas em Vitória da Conquista e outras duas cidades

A Operação Fechando o Cerco, da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA), intensifica a atuação…