Vitória da Conquista cadastra crianças de 5 a 11 anos para vacinação contra Covid-19

Vacinação de Crianças
Imagem Ilustrativa | Reprodução

A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informou que pais e responsáveis já podem realizar o cadastro antecipado de crianças de 5 a 11 anos, com ou sem comorbidades, para serem vacinadas contra a Covid-19.

A pasta lançou um link para preenchimento de formulário de reconhecimento populacional dessas crianças que serão vacinadas nesta sexta-feira (14). A vacinação deve começar nos próximos dias em Vitória da Conquista.

O formulário possui um campo que deve ser preenchido caso a criança possua alguma doença crônica ou condições clínicas elegíveis para esse grupo prioritário. Lembrando que a condição de saúde deve ser devidamente comprovada no momento da vacinação, por documentação.

O cadastro para crianças tem intuito de fazer esse reconhecimento populacional para que a SMS possa realizar o planejamento e organização do procedimento de vacinação desse público. A primeira etapa será destinada às crianças com doenças crônicas ou condições especiais e por ordem decrescente de idade.

No momento da vacinação, os pais devem estar presentes e autorizarem a vacinação. Caso seja outro responsável que leve a criança ao local de vacinação, é necessário apresentar um termo de consentimento, escrito a mão e assinado por pai ou mãe.

A vacinação será realizada com o imunizante da Pfizer, autorizado pela Anvisa para vacinação do público infantil, e o intervalo será de oito semanas entre a primeira e segunda dose.

“Possivelmente o município poderá receber uma remessa de vacinas destinadas à esse público na próxima semana. Nós já estamos nos antecipando na organização da vacinação para assim que recebermos, já começar a distribuir essa vacina para as unidades que vão estar executando a vacinação dessas crianças, que precisa ser ponto exclusivo para este público”, explicou a diretora de Vigilância em Saúde, Ana Maria Ferraz.

As demais informações sobre locais e horários de vacinação, bem como o modelo do termo de autorização para vacinação da criança acompanhada de um responsável, serão divulgados na próxima semana nos canais oficiais da Prefeitura.

Vacinação de adultos 

Nesta segunda-feira (17), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS)  continua a vacinação contra l Covid-19 nas unidades de saúde, com a administração das três doses, no horário de 8h às 12h e de 14h às 16h, ou enquanto durar o estoque, com distribuição de fichas de atendimento.

1ª DOSE – As pessoas maiores de 18 anos que não se vacinaram poderão tomar a 1ª dose nas unidades de saúde da família Bruno Bacelar, Morada dos Pássaros e Pedrinhas. Para se vacinar, basta apresentar o documento pessoal com CPF e comprovante de residência do município.

2ª DOSE – Quem tem o retorno para a 2ª dose da Pfizer até o dia 22 de janeiro, pode se vacinar nas unidades de saúde do CAE II (bairro São Vicente), Conveima, Solange Hortélio (Urbis II), Jardim Valéria e Miro Cairo. Já para aqueles que estão e atraso com a 2ª dose da Fiocruz/Oxford também poderão se vacinar nessas mesmas unidades – para estes, será administrada a vacina da Pfizer, por falta do imunizante da Fiocruz/Oxford no município.

Já a 2ª dose da Coronavac/Butantan estará disponível nas unidades de saúde Bruno Bacelar, Morada dos Pássaros e Pedrinhas, para quem tem retorno agendado para o dia 15 de janeiro ou está em atraso.

3ª DOSE – Poderão tomar a 3ª dose todas as pessoas de 20 anos ou mais que receberam a 2ª dose até o dia 17 de setembro (intervalo de quatro meses). Os trabalhadores da saúde que estiverem dentro desse período também poderão tomar o reforço, além das pessoas com imunossupressão que tomaram a 2ª dose até o dia 19 de dezembro (intervalo de 28 dias).

A dose de reforço ocorrerá em 11 unidades: USF Urbis VI, USF Nelson Barros (Bairro Kadija), USF Patagônia, UBS João Melo (bairro Ibirapuera), USF Vila Serrana, UBS Admário Santos (bairro Brasil), USF Nestor Guimarães (Bairro Jurema), USF Recanto das Águas, USF Urbis V e USF Nossa Senhora Aparecida. Na unidade de saúde Nova Cidade a vacinação acontece somente no turno da manhã.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile