Bahia

Nível do rio São Francisco continua subindo em Minas, Bahia e Pernambuco

Publicado por
Compartilhado

Mesmo com a diminuição das chuvas, o escoamento natural das águas da bacia hidrográfica continua deixando o nível do rio São Francisco em patamares bastante elevados em Minas Gerais e na Bahia.

Além disso, desde sexta-feira (14), as comportas da Usina Hidroelétrica de Três Marias (UHE Três Marias) começaram a ser abertas. Em Pernambuco, o nível do rio também começou a subir com a abertura das compotas da hidroelétrica de Sobradinho, também iniciada na sexta-feira.

Na cidade de Pirapora, primeira banhada pelo Velho Chico à jusante da barragem de Três Marias, o rio já está próximo de atingir a régua de 4 metros novamente. Na tarde desta terça-feira (18), a estação fluviométrica da Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA) e do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) marcava o nível em 3,97 metros (m), apenas 15 centímetros (cm) a menos do que o registrado na última quarta-feira (12), quando as águas chegaram na marca de 4,12 m.

De acordo com a Cemig, empresa responsável pela gestão da UHE Três Marias, a vazão difluente chegaria a 3.480 m³/s a partir das 8h desta segunda-feira, no entanto, houve uma redução no vertimento em razão de um evento chuvoso localizado no rio Abaeté, que desagua entre a barragem e a cidade. A diminuição visou proteger o canteiro de obras de restauração do Vapor Benjamin Guimarães, já atingido com a cheia na semana passada.

“Foi necessário recolher a liberação de vazões, garantindo as ações de gestão do ponto às margens do rio São Francisco no município de Pirapora, onde o vapor Benjamin Guimarães segue atracado para reforma e revitalização”, disse a Cemig em nota.

De acordo com a estatal, o nível do reservatório segue em ascensão ao longo da semana, conforme planejado, dado que as afluências ainda seguem com o reflexo das chuvas do início de janeiro deste ano. Tais vazões, se liberadas na integralidade, causariam inundações mais generalizadas, já que o reservatório segue liberando 2.780 m³/s frente à média de 5.000 m³/s de recebimento.

Apesar do nível de armazenamento de 93,97% no início desta terça-feira, dia 18/01, o reservatório ainda segue com poder de amortecimento do evento de cheias que recebe. É esperado que o nível siga essa tendência de ascensão até o início da semana do dia 24/01, quando as vazões que chegam ao reservatório passam a ser menores que as liberadas.

A Cemig destaca-se que qualquer ampliação superior à prática atual traria transtornos ao majorar os efeitos de inundação já vivenciados no trecho do rio São Francisco, bem como impacto ao ponto de reforma do Vapor Benjamim Guimarães. A situação vem sendo avaliada diariamente, considerando o tempo de viagem das vazões até o município de Pirapora, bem como o comportamento dos rios que deságuam após a barragem, ou seja, que não podem ser controlados pelo reservatório.

Na região Norte de Minas onde as chuvas diminuíram, o nível do rio voltou a aumentar após ficar estável no fim de semana com as águas trazidas de afluentes como o rio das Velhas, Paracatu e Urucuia, que continuam escondo as chuvas do início do ano da região Central e do Noroeste de Minas.

Além disso, as águas do início do vertimento de Três Marias começam a chegar na região, como é o caso do distrito de Cachoeira da Manteiga, no município de Buritizeiro, primeira localidade monitorada abaixo da foz do rio das Velhas, onde o nível voltou a ultrapassar os dez metros depois de ter recuado cerca de 35 centímetros nos últimos dias.

Em São Romão, abaixo da foz do rio Paracatu, o nível voltou a subir e alcançou patamar superior ao da semana passada. O pico na cidade era de 9,49 m, atingido no sábado (15). Na tarde desta terça-feira, o Velho Chico atingiu a cota 9,54 m.

Mais abaixo, em São Francisco, o nível apresentava estabilidade desde o fim de semana e chegou a 10 m na última medição e continua subindo lentamente. O rio começa a transbordar pela calçada na região do cais da cidade.

A cheia também continua imensa nos municípios da sequencia do curso do rio, como Januária, Itacarambi, Matias Cardoso e Manga.

Bahia

Nas cidades de Malhada e Carinhanha o rio São Francisco continua subindo cerca de cinco centímetros a cada 24 horas nos dias. O nível atingiu a marca de 7,69 m na régua de medição do cais de Malhada. Nestes municípios, o rio já avançou, jogando água nas lagoas marginais e sobre estradas vicinais que ligam as cidades às comunidades ribeirinhas.

Em Bom Jesus da Lapa, o volume de água do rio também continua subindo, chegando à cota 8,72, uma das maiores dos últimos 20 anos. Com o nível voltando a aumentar no Norte de Minas, o São Francisco deve continuar avançando na cidade pelo menos por mais uma semana.

Sobradinho

De acordo com a Companhia de Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), o nível do reservatório de sobradinho chegou a 64,25% nesta segunda-feira. Desde sexta-feira, as comportas começaram a ser abertas e a defluência chegou a 2.312 m³/s, com previsão de chegar a 4.000 m³/s até o próximo dia 24.

A estatal realizou um mapeamento que identificou 16 pontos com risco de alagamentos ao longo das margens do rio na Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.

https://agenciasertao.com.br/2022/01/20/em-juazeiro-e-petrolina-rio-sao-francisco-ja-subiu-quase-25-metros-apos-maior-abertura-de-comportas-em-15-anos/amp/

Em Juazeiro, na Bahia, e na vizinha Petrolina, em Pernambuco, o nível estava na cota 1,12 m há uma semana, antes do aumento da vazão na hidroelétrica. Assim vem ocorrendo também nas localizadas do Submédio e do Baixo São Francisco e vai ocorrer até a foz. Na tarde desta terça-feira, as águas atingiram a cota 3,09 m. No reservatório de Itaparica, o volume é de 51,5%, com previsão de subida rápida com a chegada dos vertimentos de Sobradinho.

A bacia hidrográfica do rio São Francisco corresponde a 8% do território nacional. Com uma extensão 2.863 km e uma área de drenagem de mais de 639.219 km2, estende-se desde Minas Gerais, onde o rio nasce, na Serra da Canastra, até o Oceano Atlântico, onde deságua, na divisa dos estados de Alagoas e de Sergipe. Essa vasta área integra as regiões Nordeste e Sudeste do país, percorrendo 505 municípios, em seis estados (Minas Gerais, Goiás, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe), além do Distrito Federal.

Leia também:

 

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 18 de janeiro de 2022 18:57

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Publicado por

Notícias recentes

Assaí abriu novas vagas de emprego em Barreiras, Juazeiro, Lauro de Freitas, Salvador e outras cidades

O Assaí, uma das maiores redes de supermercados atacadistas do Brasil, está com muitas vagas…

27 de abril de 2024

Prefeituras e Câmaras na Bahia ofertam mais de 350 vagas em concursos públicos

Quem está a procura da estabilidade de um emprego público tem várias opções em prefeituras…

27 de abril de 2024

Estação Meteorológica do Inmet voltou a funcionar em Guanambi após mais de seis meses com problemas

A equipe de manutenção do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) esteve em Guanambi na última…

27 de abril de 2024

Prefeitura na Bahia encerra inscrições para concurso com 73 vagas nesta segunda

Está terminando o prazo para inscrições no concurso público da Prefeitura de Presidente Tancredo Neves,…

27 de abril de 2024

São Pedro de Iuiu 2024 divulgou primeiras atrações

Nesta sexta-feira, 26 de abril, foram divulgadas as primeiras atrações do São Pedro de Iuiu…

27 de abril de 2024

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio