Em Juazeiro e Petrolina, rio São Francisco já subiu quase 2,5 metros após maior abertura de comportas em 15 anos

Reprodução | Redes Sociais

As cidades de Juazeiro, na Bahia, e Petrolina, em Pernambuco, já sentem a cheia do rio São Francisco mudando a paisagem como não fazia há muitos anos. As chuvas expressivas em Minas e na Bahia estão escoando pela bacia até o reservatório da Hidroelétrica de Sobradinho, que começou a abrir as comportas para liberar água na última semana.

O lago está com 66% de seu volume útil e continua recebendo muita água do rio que ainda está subindo no Norte de Minas, e diminuindo mais ao centro, com a diminuição das chuvas nos afluentes da região Central e Noroeste de Minas Gerais.

No entanto, a Hidroelétrica de Três Marias está com quase 94% de sua capacidade de armazenamento e também abriu as comportas na última sexta-feira (14), o que garante chegada de água em abundância no trecho baiano do Velho Chico por mais algumas semanas.

mostrando agora a realidade do Rio São Francisco para vocês

Desde quando foi aumentada a vazão na última quarta-feira (12), o nível do rio que divide as duas cidades subiu 2,35 metros (m), passando de 1,16 m no último dia 11, para 3,51 m na tarde desta quinta-feira (20). Em 24 horas aumento foi de 24 centímetros.

Em Juazeiro, as águas límpidas decantadas no lago da hidroelétrica já começam a tocar no paredão da orla. No bairro Angari, onde alguns ruas foram construídas muito próximas ao leito do rio, a água já toca a calçada. De acordo com a prefeitura, doze famílias já foram retiradas, sete aceitaram ficar abrigadas na Escola de Tempo Integral Paulo VI, e cinco preferiram ir para casa de parentes.

Na Ilha do Rodeadouro, localizada entre as das duas cidades, a água já tomou subiu bastante. O local é um ponto de entretenimento bastante frequentando por turistas e moradores, com balneário e restaurantes onde só é possível chegar de barco.

Rio São Francisco inundou ilha do rodeadouro Juazeiro Bahia

Antes do processo de controle da cheia ser iniciado pela Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), responsável pela usina, a vazão que passava pelas turbinas era de 800 metros cúbicos por segundo (m³/s). Gradativamente, a produção de energia foi otimizada e as comportas começaram a ser abertas na última sexta-feira.

Conforme previsão acertada com a Agência Nacional de Água e Saneamento Básico (ANA), a vazão chegou a 3.300 m³/s nesta quinta-feira e será ampliada para 3.800 m³/s no sábado (22) e finalmente para 4.000 m³/s na segunda-feira (24), vazão que deve permanecer por muitos dias levando em conta que ainda deve chover pelo menos até abril na bacia hidrográfica.

🇧🇷  Hidrelétrica Três Marias Liberando Três Mil Metros cúbicos por Segundo No Rio São Francisco

Mesmo com o vertimento, o volume do barragem pode passar de 95% até o final do período chuvoso. A liberação de águas ocorre de acordo com cálculos de modelos meteorológicos e dados captados por estações fluviométricas e pluviométricas espalhadas ao longo do Médio São Francisco.

A defluência registrada atualmente é a maior desde 2012 e com a liberação de mais água nos próximos dias, o rio São Francisco vai atingir o maior volume nas cidades da Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe, como não acontecia desde 2007, quando o vertimento de sobradinho ultrapassou 6.000 m³/s. O aumento das águas no baixo São Francisco também foi iniciada com a abertura das comportas da hidroelétrica de Xingó, em vazões similares a Sobradinho.

Em Paulo Afonso, o volume de água que cai pela cachoeira que começou a correr na semana passada só aumenta com a liberação da vazão. A Chesf promove visitas guiadas no complexo hidroelétrico para que turistas e moradores possam observar as águas.

cachoeira de Paulo Afonso na Bahia

Minas Gerais

https://agenciasertao.com.br/2022/01/22/rio-sao-francisco-atingiu-pico-da-cheia-no-norte-de-minas/

Mesmo com a Cemig mantendo o vertimento da hidroelétrica de Três Marias próximo 2.800 m³/s, o nível do rio São Francisco começa a diminuir em algumas cidades de Minas com a diminuição das cheias nos afluentes, principalmente no Abaete, Paracatu, das Velhas e Urucuia. É o caso do distrito de Cachoeira da Manteiga, em Buritizeiro, onde o rio atingiu um pico de 10,10 m e caiu para 9,90 m em 24 horas.

Em São Romão, o pico de 9,63 m está sendo atingido na tarde desta quinta-feira e o rio deve começar a diminuir seu volume. O mesmo deve ocorrer nas próximas horas em São Francisco, onde a água ainda continua subindo, transbordando em alguns pontos da orla do cais da cidade.

RIO SÃO FRANCISCO, ATUALIZAÇÃO DA CHEIA DE 2022

Bahia

Na Bahia o rio deve continuar subindo mais alguns centímetros por mais alguns dias. É provável que o rio comece a se estabilizar no fim de semana em Carinhanha e Malhada, e na segunda-feira (24) em Bom Jesus da Lapa.

Nas cidades mais abaixo, como Ibotirama, Morpará e Remanso, o fluxo da água demora mais alguns dias. Assim como em Minas Gerais, comunidades ribeirinhas destas cidades precisaram sair de suas casa a medida que o nível do rio foi aumentando ao longo dos últimos dias.

 

 

 

 

 

 

 

 

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile