População enfrenta filas em busca de terceira dose contra Covid-19 em Guanambi

1º Centro de Saúde de Guanambi (Foto: Reprodução)

Moradores registraram aglomerações e reclamaram da demora por atendimento nas unidades de saúde em Guanambi, nesta quarta-feira (19), durante as ações de vacinação contra a Covid-19.

Em relatos nas redes sócias, moradores mostram as grandes filas em Unidades Básica de Saúde (UBS) da sede e zona rural e contam o tempo de esperar de mais de 4 horas. “Na segunda-feira fui em vários unidades de saúde e não tinha mais senha. Ontem resolvi sair de casa 4h. Quando cheguei no posto,  já tinha cinco pessoas aguardando e depois chegou prioridades. Só fui vacinada por volta das 9h”, contou uma moradora do bairro Paraíso.

O cenário de doses limitadas, aglomeração e risco aos trabalhadores fez com que novas estratégias fossem adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde. “Em contato com a Sesab, ficou acertado que as doses de vacina para Guanambi terão lotes reforçados na próxima semana, aumentando a capacidade de aplicação”, explicou a diretora da Vigilância Epidemiológica de Guanambi, Eugênia Cotrim.

A diretora ainda falou sobre a alta demanda por vacinas adultas e a perspectiva do receber  mais doses para a próxima semana. “Com a diminuição do prazo da segunda para a terceira dose, aumentou a demanda na cidade. Estamos recebendo vacina constantemente e distribuído para a população”, explicou Cotrim.

Há previsão de 5 mil doses de vacina para a semana que vem, além das que já estão sendo administradas no município no momento. “Não há necessidade de pânico e de dormir em filas”, frisou.

Aumento dos casos de Covid-19 

A Bahia passa por uma nova onda de covid-19. De acordo com dados da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), desta quarta-feira (19), Guanambi, Barreiras e Porto Seguro, respectivamente, se tornaram líderes no ranking de novos infectados pelo vírus do interior.

Nas últimas 24h, Guanambi bateu um novo recorde de casos confirmados – 202 novos casos. De acordo com dados do boletim epidemiológico municipal, são 913 casos ativos no momento.

Neste últimos dias também houve aumento significativo na busca por atendimento médico, chegando a ter 280 atendimento em um dia. Segundo a direção do hospital de campanha, antes ficava um médico de plantão. Agora, são dois profissionais no pronto-atendimento por turno. De acordo  informações da Secretaria de Saúde, a direção está preparado para ampliar o atendimento e reforçar o sobreaviso, caso seja necessário.

De acordo com a assessoria da prefeitura, a ampla vacinação de Guanambi, com quase 94% da população alvo com as duas doses, diminuiu em mais de 98% os casos graves. “Ano passado, nesta mesma época, a cidade estava com 15 cidadãos internados em estado grave na UTI, outros 9 na semi-UTI aguardando regulação e registrando óbitos quase que diariamente”, lembrou.

A vacinação em duas doses de Guanambi  tem superado índices da Bahia, Brasil e de todos os estados brasileiros. Mesmo diante de muitos casos ativos, só existe um paciente na UTI e estável e os demais internados no PA Covid, também estão estáveis, conforme boletim epidemiológico.

Vacinação 

As Unidades de Saúde estarão aplicando doses de vacina contra covid-19, nesta quinta-feira (20), no entanto, a secretária priorizando que não tomou a 1ª ou a 2ª. Nesta sexta-feira inicia a vacinação contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos com comorbidades ou deficiência física permanente. E no sábado (22) será o dia Dia ‘D’ para atualização da caderneta da vacinação para crianças menores de cinco anos.

  • Quinta-feira (20)- Aplicação da 1ª dose da vacina contra a Covid-19, a 2ª dose da vacina Coronavac, 2ª dose da vacina Oxford/Astrazeneca e a 2ª dose da vacina Janssen.
  • Sexta-feira (21) – inicia vacinação contra a Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos com comorbidades ou deficiência física permanente.
  • Sábado (22) – Dia ‘D’ para atualização da caderneta da vacinação para crianças menores de cinco anos
Reprodução

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile