Guanambi e Região

Barragens de Ceraíma e Poço do Magro continuam sangrando após mais de duas semanas

Publicado por
Tiago Marques
Compartilhado

Deve voltar a chover em boa parte da Bahia nos próximos dias de acordo com as previsões dos institutos de Meteorologia. Os maiores volumes devem se concentrar nas regiões Oeste, Sul e em toda a faixa litorânea do Estado. Nesta localidades, o acumulado em dez dias deve variar entre 70 e 100 mm.

Também há previsão de chuvas entre 50 e 70 mm no mesmo período para a região de Guanambi. Com o cenário de cheia em toda a bacia do rio Carnaíba de Dentro e seus afluentes, todas as lagoas e alagadiços estão cheios e os solos continuam saturados. Isto vai favorecer o escoamento da água, fazendo com que as barragens recebam mais água e continuem sangrando.

Na última sexta-feira (21), de acordo com dados da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), o reservatório de Ceraíma estava vertendo água com a lâmina passando a quatro centímetros acima do sangradouro. No momento mais intenso do vertimento, este nível ultrapassou os 30 centímetros.

Já Poço do Magro estava com a água passando a dois centímetros do sangradouro. Como a barragem atingiu 100% de suas capacidades dias após as chuvas, o nível de vertimento máximo passou um pouco dos dez centímetros.

Ceraíma encheu completamente e começou a sangrar na madrugada do dia 9. Após chuvas em algumas das cabeceiras no dia seguinte, o pico de vertimento foi atingido no dia 10. Poço do Magro demorou mais um pouco, iniciando o vertimento no dia 11, com pico nos três dias seguintes.

A Barragem de Ceraíma armazena 50,09 milhões de metros cúbicos (m³), enquanto Poço do Magro tem capacidade para 37 milhões de m³.

Tem sido comum a presença de pessoas nos vertedouros das duas barragens nas últimas semanas. A Codevasf, responsável pelos dois locais, alertou que barragens são áreas de segurança e não devem ser vistos como pontos turísticos devido ao risco de acidentes.

Estreio e Cova de Mandioca

As barragens de Estreito e Cova de Mandioca, no município de Urandi, também receberam bastante volume de água. A primeira delas chegou a 100% da capacidade e chegou a verter água pelo sangradouro. No entanto, as duas são ligadas por um canal que transfere água para Cova de Mandioca.

Na última sexta-feira, o volume de estreio era de 38,3 milhões de m³, o que corresponde a 59% da capacidade de pouco mais de 65 milhões. Já Cova de Mandioca está com 87,6 milões de m³, 69% dos quase 120 milhões de m³ de capacidade.

Na última quinta-feira, uma reunião foi realizada pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) com entidades representativas para debater a alocação de água. Antes de atingirem os volumes atuais, as duas barragens estiveram com seus reservatórios com muito pouca água armazenada e foi preciso reduzir a captação, principalmente para irrigação.

Com o cenário bastante diferente, os múltiplos usos do recurso hídrico devem ser regularizados.

Esta postagem foi modificada pela última vez em 24 de janeiro de 2022 11:25

Tiago Marques
Publicado por
Tiago Marques

Notícias recentes

Duas crianças morreram e cinco ficaram feridas após incêndio em conjunto habitacional em Vitória da Conquista

Um incêndio no conjunto habitacional Lagoa Azul, no bairro Campinhos, terminou com duas crianças mortas…

Micks, Zema, Casas Bahia e outras empresas abriram vagas de emprego em Guanambi

Novas vagas de emprego foram abertas em Guanambi. Levantamento da Agência Sertão encontrou oportunidades em…

Farmacêuticos de Guanambi criaram associação da classe

Na última quinta-feira (19), profissionais da categoria farmacêutica do município de Guanambi se reuniram no…

Presidente do Flamengo de Guanambi diz que elenco é qualificado para chegar à Série A do Baianão

O Flamengo de Guanambi vai a campo neste domingo (22) em busca do acesso à…

Processo Seletivo da Setre-BA oferta 27 vagas temporárias

Foi publicado na edição desde sábado (22), o edital do Processo Seletivo da Setre-BA (Secretaria…

Apostadores de Eunápolis e Teixeira de Freitas foram premiadas com quinas da Mega-Sena deste sábado

Duas apostas registradas na Bahia ficaram por um acerto do prêmio máximo do concurso 2483…