Juazeiro e Região

Sobradinho vai manter vazão de 4.000 m³/s no rio São Francisco até 1º de fevereiro

Publicado por
Tiago Marques
Compartilhado

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) anunciou que vai manter a vazão de 4.000 metros cúbicos por segundo (m³/s) a partir do Reservatório de Sobradinho, na Bahia, o Rio São Francisco.

De acordo com anúncio feito nesta segunda-feira (24), o volume de saída de água da barragem será mantido pelo menos até 1º de fevereiro, quando haverá outra avaliação e divulgação das vazões que serão praticadas.

A operação especial de controle de cheia do rio desde o dia 12 de janeiro, com aumento programado e gradativo da vazão. Desde então, a estatal vem mantendo diálogo com prefeituras, defesas civis, associações, Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco e outras entidades, para atuação desses órgão quanto a ações de prevenção e orientação dos usuários.

A Chesf ressaltou que a operação é necessária mediante condição de cheia declarada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), em articulação com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), provocada pelas fortes chuvas ocorridas em Minas Gerais.

“Estamos permanentemente avaliando a situação hidrológica e qualquer alteração de vazão será informada com antecedência, como temos feito. Os reservatórios que temos ao longo do São Francisco permitem um controle do nível do rio, acumulando água. Entretanto, o período úmido do rio se estende até abril”, explicou o diretor João Henrique Franklin.

“Neste momento, não há sinalização de que haverá nova elevação da vazão além dos 4.000 m³/s”, acrescentou o diretor.

A Chesf emitiu alertas para que as autoridades competentes pudessem tomar medidas preventivas para casos de possíveis inundações e, também, para orientação de todos os usuários.

Na carta enviada às prefeituras e usuários cadastrados, a Companhia não afasta a hipótese de ter de praticar vazão maior que 4.000 m³/s no decorrer do presente período úmido, a depender da evolução das chuvas na Bacia do São Francisco.

O reservatório está com quase 67% de seu volume útil e com afluência superior a 5.000 m³/s, com tendência de elevação por mais alguns dias.

Petrolina e Juazeiro

Desde o dia 12, quando foi iniciada o processo de controle da cheia, o nível do rio subiu quase três metros e mudou a paisagem em Juazeiro, Petrolina e nas demais cidades no Submédio e do Baixo São Francisco.

De acordo com dados da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e do Serviço Geológico do Brasil (CRPM), o nível saiu da cota 1,16 m no dia 11 para a cota 4,14 m nesta segunda, com o último incremento de defluência em Sobradinho. Nesta segunda-feira, o rio encobriu parte do parque Fluvial da Orla de Juazeiro.

A cheia também afetou a rotina turística das duas cidades, pois muitos dos pontos de visitação são ilhas que estão praticamente submersas com a cheia.

Minas Gerais

Em Minas Gerais, na região Norte do Estado, a cheia do rio São Francisco ainda passa por algumas cidades mais próximas à divisa com a Bahia. Com a diminuição das enchentes nos afluentes, o nível está em queda. Em São Francisco, onde o pico foi atingido na última sexta-feira, a água já recuou cerca de 40 centímetros.

A Usina Hidroelétrica de Três Marias continua com as comportas abertas, vertendo pouco mais de 3.000 m³/s. Com pouco mais de 92,4% da capacidade, o reservatório já opera com afluência menor do que a defluência, aumentando o espaço para receber as águas das próximas chuvas na bacia hidrográfica.

Nos municípios da Bahia, como Malhada, Carinhanha, Bom Jesus da Lapa, Ibotirama e Morpará, o nível segue em elevação pelo menos até o meio da semana.

 

Tiago Marques
Publicado por
Tiago Marques

Notícias recentes

Flamengo de Guanambi e Grapiúna ficaram no 0 a 0 na estreia da Série B do Baianão

O Flamengo de Guanambi recebeu o Grapiúna na tarde deste domingo (22) para a partida…

Duas crianças morreram e cinco ficaram feridas após incêndio em conjunto habitacional em Vitória da Conquista

Um incêndio no conjunto habitacional Lagoa Azul, no bairro Campinhos, terminou com duas crianças mortas…

Micks, Zema, Casas Bahia e outras empresas abriram vagas de emprego em Guanambi

Novas vagas de emprego foram abertas em Guanambi. Levantamento da Agência Sertão encontrou oportunidades em…

Farmacêuticos de Guanambi criaram associação da classe

Na última quinta-feira (19), profissionais da categoria farmacêutica do município de Guanambi se reuniram no…

Presidente do Flamengo de Guanambi diz que elenco é qualificado para chegar à Série A do Baianão

O Flamengo de Guanambi vai a campo neste domingo (22) em busca do acesso à…

Processo Seletivo da Setre-BA oferta 27 vagas temporárias

Foi publicado na edição desde sábado (22), o edital do Processo Seletivo da Setre-BA (Secretaria…