Quatorze internos de um casa de acolhimento foram resgatados por policiais da 10ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), nesta sexta-feira, 28, em Vitória da Conquista.
De acordo com a corporação, os idosos viviam em condições desumanas e eram vítimas de maus tratos. A ação contou com o apoio das Secretarias de Desenvolvimento Social e de Saúde de Vitória da Conquista e ocorreu após a morte de um idoso.
O abrigo, localizado no Distrito Industrial de Vitória da Conquista, já vinha sendo investigado desde a morte de um idoso, em dezembro do ano passado. “Recebemos uma denúncia relatando o óbito de um interno que deu entrada em uma unidade de saúde, com lesões pelo corpo. Com o apoio de prepostos das Secretarias de Desenvolvimento Social e de Saúde, iniciamos a apuração”, explicou o delegado Marcus Vinicius de Morais Oliveira, da 10ª Coorpin.
“Apuramos que o idoso teria sido vítima de maus tratos. A maioria dos internos possui problemas mentais e, após o resgate, foram encaminhados para atendimento médico, em seguida, para lares públicos”, acrescentou a autoridade policial.
De acordo com a Polícia Civil, o proprietário do abrigo, de 41 anos, vai responder por cárcere privado, maus tratos, exercício irregular da profissão, redução análoga à condição de escravo, por expor a perigo a integridade ou saúde física ou psíquica do idoso e por guarda ilegal de animal silvestre.
Um inquérito foi instaurado para apurar a morte do idoso e outras práticas delituosas. A instituição, que funcionava de forma irregular, foi interditada pela Vigilância Sanitária.
A polícia informou que a maioria dos internos possui problemas mentais e, após o resgate, foram encaminhados para atendimento médico, em seguida, para lares públicos.