A Defensoria Pública da Bahia (DPE/BA) está com inscrições abertas para processo seletivo com vagas de estagiários de Direito. Ao todo são 44 vagas oferecidas em 11 cidades do estado, sendo 30 delas para Salvador. O certame também terá cadastro reserva.
Os interessados devem realizar a inscrição através do site da Fundação de Apoio à Educação e Desenvolvimento Tecnológico, até o dia 20 de fevereiro.
A taxa de inscrição é de R$ 70 e o pagamento deverá ser efetuado por meio de boleto bancário emitido na inscrição. A isenção do pagamento da taxa de inscrição será concedida aos candidatos que comprovem, nos termos do edital, não terem condições de arcar com a despesa. A Comissão do Processo Seletivo divulgará em cinco dias úteis a lista dos isentos.
A bolsa estágio é de R$750,00 reais, além de auxílio-transporte.
O edital prevê que 30% de vagas sejam direcionadas para pessoas que se autodeclarem negras (pretas ou pardas), 5% para pessoas com deficiência e 2% aos comprovadamente de origem indígena, nas opções de estágio/localidade em que houver quantidade de vagas oferecidas suficientes para realizar a aplicação desta regra.
Para participar, os candidatos devem estar regularmente matriculados em curso de graduação em Direito, entre o quinto e nono semestre, no momento da convocação.
A seleção será realizada em etapa única no dia 6 de março nas cidades de Salvador, Feira de Santana, Camaçari, Porto Seguro, Ilhéus, Irecê, Itabuna, Vitória da Conquista, Santo Antônio de Jesus, Juazeiro, Jequié, Barreiras, Paulo Afonso, Teixeira de Freitas e Alagoinhas. Os locais de realização da prova serão divulgados no cartão informativo de inscrição cinco dias antes da realização do exame.