31.8 C
Guanambi
24.1 C
Vitória da Conquista

Coelba flagrou “gatos” de energia em empresas e residências de luxo em Luís Eduardo Magalhães

Mais Lidas

Uma operação da Neoenergia Coelba encontrou vários pontos de furto de energia durante inspeções realizadas no município de Luís Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia.

De acordo com a companhia, entre os casos de fraudes encontradas, estão imóveis onde funcionam uma indústria de grãos, uma casa de festas, uma fábrica de rações e três grandes restaurantes de comida japonesa situados no bairro de Jardim Paraíso.

Além disso, duas casas de luxo também foram flagradas furtando energia em operação conjunta com o Departamento de Polícia Técnica (DPT) e Polícia Militar. Na noite da última quinta-feira (3), o proprietário de uma dessas residências foi conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos pela prática ilegal.

As descobertas de irregularidades ocorreram durante uma força-tarefa para combater o furto de energia no Oeste da Bahia. A ação em Luís Eduardo Magalhães teve início no dia 24 de janeiro e foi concluída na cidade no último sábado (5).

Nos próximos dias, as equipes seguirão para as cidades de Barreiras e Ibotirama para inspecionar residências, comércios e propriedades rurais, buscando identificar e remover ligações clandestinas.

Chamado de Grupo de Ação Anti-Perdas (GAAP), a operação conta com cerca de 20 profissionais. Somente nas duas primeiras semanas, a Neoenergia Coelba já realizou aproximadamente 1.500 inspeções, identificando mais de 350 irregularidades. A energia recuperada nessas ações seria capaz de abastecer 12 mil residências durante um mês ou toda a cidade de Ibotirama no mesmo período.

Para aumentar a assertividade, as ações são planejadas com dados do centro de inteligência da concessionária, que realizam o mapeamento da região e identificam locais com possíveis irregularidades.

A distribuidora ressalta que cerca de R$ 480 mil referentes a impostos deixariam de ser recolhidos devido a atuação fraudulenta nas unidades flagradas em Luís Eduardo Magalhães. Porém, com a atuação de combate ao furto de energia, esse valor será recuperado e poderá ser revertido em benefício da população.

Crime e denúncias

A Neoenergia Coelba reforçou que o furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até oito anos de reclusão pela prática. Além de ilegal, a prática também coloca a vida da população em risco e prejudica o fornecimento de energia da região, podendo ocasionar interrupções nas localidades.

“Por isso, é importante a denúncia de fraudes e furtos de energia. O apoio da comunidade é essencial para identificar os desvios e acionar a distribuidora. As denúncias podem ser feitas de forma anônima através do telefone 116 ou pelo site da Neoenergia Coelba na parte de Serviços, na aba Denúncia de Irregularidade”, diz a empresa em nota.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas