Oeste da Bahia

Coelba flagrou "gatos" de energia em empresas e residências de luxo em Luís Eduardo Magalhães

Publicado por
Tiago Marques
Compartilhado

Uma operação da Neoenergia Coelba encontrou vários pontos de furto de energia durante inspeções realizadas no município de Luís Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia.

De acordo com a companhia, entre os casos de fraudes encontradas, estão imóveis onde funcionam uma indústria de grãos, uma casa de festas, uma fábrica de rações e três grandes restaurantes de comida japonesa situados no bairro de Jardim Paraíso.

Além disso, duas casas de luxo também foram flagradas furtando energia em operação conjunta com o Departamento de Polícia Técnica (DPT) e Polícia Militar. Na noite da última quinta-feira (3), o proprietário de uma dessas residências foi conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos pela prática ilegal.

As descobertas de irregularidades ocorreram durante uma força-tarefa para combater o furto de energia no Oeste da Bahia. A ação em Luís Eduardo Magalhães teve início no dia 24 de janeiro e foi concluída na cidade no último sábado (5).

Nos próximos dias, as equipes seguirão para as cidades de Barreiras e Ibotirama para inspecionar residências, comércios e propriedades rurais, buscando identificar e remover ligações clandestinas.

Chamado de Grupo de Ação Anti-Perdas (GAAP), a operação conta com cerca de 20 profissionais. Somente nas duas primeiras semanas, a Neoenergia Coelba já realizou aproximadamente 1.500 inspeções, identificando mais de 350 irregularidades. A energia recuperada nessas ações seria capaz de abastecer 12 mil residências durante um mês ou toda a cidade de Ibotirama no mesmo período.

Para aumentar a assertividade, as ações são planejadas com dados do centro de inteligência da concessionária, que realizam o mapeamento da região e identificam locais com possíveis irregularidades.

A distribuidora ressalta que cerca de R$ 480 mil referentes a impostos deixariam de ser recolhidos devido a atuação fraudulenta nas unidades flagradas em Luís Eduardo Magalhães. Porém, com a atuação de combate ao furto de energia, esse valor será recuperado e poderá ser revertido em benefício da população.

Crime e denúncias

A Neoenergia Coelba reforçou que o furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de até oito anos de reclusão pela prática. Além de ilegal, a prática também coloca a vida da população em risco e prejudica o fornecimento de energia da região, podendo ocasionar interrupções nas localidades.

"Por isso, é importante a denúncia de fraudes e furtos de energia. O apoio da comunidade é essencial para identificar os desvios e acionar a distribuidora. As denúncias podem ser feitas de forma anônima através do telefone 116 ou pelo site da Neoenergia Coelba na parte de Serviços, na aba Denúncia de Irregularidade", diz a empresa em nota.

Tiago Marques
Publicado por
Tiago Marques

Notícias recentes

Manutenção em equipamentos diminui oferta de água em Vitória da Conquista e Belo Campo

Uma manutenção emergencial nos equipamentos eletromecânicos da estação de tratamento de água diminuiu o ritmo…

Feira de Santana, Vitória da Conquista e Salvador sediam encontros de formação do Selo Unicef

Equipes municipais de 236 municípios baianos estão se reunindo com representantes do Fundo das Nações…

Sebrae oferece consultoria gratuitas para pequenos negócios em Brumado, Guanambi, Jequié e mais três cidades

Os empresários de micro e pequenos negócios do sudoeste baiano podem ter acesso a consultorias…

Neoenergia coelba removeu 21 toneladas de fios e 369 caixas de internet instalados irregularmente em Salvador, Vitória da Conquista e outras cidades

A Neoenergia Coelba realizou, na última semana, uma operação especial com foco na remoção de…

Uesb abre seleção para Mestrado e Doutorado em Educação Científica e Formação de Professores

Entre os dias 1° e 30 de setembro, estarão abertas as inscrições para a seleção…

Motociclista perdeu parte da perna após acidente em Guanambi

Um motociclista de 24 anos ficou ferido com gravidade após um acidente na Av. Prisco…