Norte de Minas

Rio São Francisco volta a subir em Minas Gerais

Publicado por
Tiago Marques
Compartilhado

Enquanto alguns ribeirinhos se preparavam para voltar para suas casas, o nível do rio São Francisco voltou a subir na Região Norte de Minas após as chuvas do início de fevereiro. A cheia trazida pelos afluentes ainda é bem menor do que do início de janeiro, cujo pico ainda atravessa a Bahia. No entanto, há previsão de bastante chuva para toda a bacia hidrográfica nos próximos dez dias.

Como o solo já está bastante saturado e os reservatórios d’água e lagoas cheias, as águas das chuvas escorrem com mais facilidade a caminho do leito de um dos mais importantes rios do país.

Enquanto isso, a Usina Hidroelétrica de Três Marias, na Região Central do Estado, segue com comportas abertas, incrementando a vazão do rio em 2.200 metros cúbicos por segundo (m³/s). Com quase 87% da capacidade, o reservatório voltou a ganhar volume com a chegada das primeiras águas das chuvas nas cabeceiras do Velho Chico e de seus afluentes.

Monitoramento da hidroelétrica de Três Marias – 8 de fevereiro de 2022 – Cemig

Em Pirapora, mesmo com a estabilidade provocada pela defluência da barragem de Três Marias, o nível subiu alguns centímetros no fim de semana após as chuvas na região e o aumento das águas vindas do rio Abaeté, que deságua no São Francisco logo após a hidroelétrica.

De acordo com o Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM), a tendência é de elevação do volume na cidade no decorrer desta semana, principalmente se houver mais chuvas nas trajetórias dos cursos d’água até a localidade.

Norte de Minas

Em Cachoeira da Manteiga, no município de Buritizeiro, primeira localidade monitorada abaixo da foz do rio das Velhas, o nível chegou a 7,01 metros (m) na última quinta-feira (3), quando foi interrompida a trajetória de queda. Na tarde desta terça-feira (8), atingiu novamente a cota 8,52 m, aumento de 1,51 m no período.

Em 19 de janeiro, quando foi registrado o primeiro pico da cheia na localidade, o nível do rio chegou a 10,11. A tendência, segundo o SGB/CPRM, é de que a quantidade de água siga aumentando nos próximos dias.

Variação do nível do rio São Francisco em Cachoeira da Mantega

Outro município banhado pelo rio São Francisco sob monitoramento é São Romão, localizado abaixo da foz do rio Paracatu. Lá, o nível chegou a 9,62 m no dia 20 de janeiro, caiu para 6,63 no dia 4 de fevereiro e voltou a subir 1,38 m, chegando novamente a 8,01 no fim da tarde desta terça-feira.

A cota de inundação em São Romão foi definida 7,80 m, ficando a cidade apenas quatro dias com o rio abaixo deste nível e retornando com o aumento das últimas 24 horas.

Seguindo rio abaixo, a próxima cidade com monitoramento é São Francisco, onde o nível também já havia caído quase três metros desde 21 de janeiro, quando chegou a 10,17 metros. Nos dias seguintes, o rio seguiu recuando, chegando a 7,28 m no sábado (5). Desde então, começou a chegar mais água e o nível já está em 8,38 m novamente.

A trajetória de queda no volume de água também já foi interrompida na localidade de Pedra de Maria da Cruz, no município de Januária, onde o rio subiu 42 centímetros em 48 horas, após duas semanas de queda. Em Manga, última cidade banhada pelo Velho Chico em território mineiro, o nível recuou 1,3o metros desde 28 de janeiro, mas já subiu 2 centímetros nas últimas 24 horas.

Bahia

Em Carinhanha e Malhada, primeiros municípios baianos a receberem as águas do rio, o nível já caiu 1,19 m, desde 30 de janeiro, quando chegou à cota 8,20. A tendência nestas cidades ainda é de queda por mais alguns dias, quando deve estabilizar e pode voltar a subir novamente.

Em Bom Jesus da Lapa a marca de 9,20 m, maior desde 1992, foi atingida no último sábado (4). Desde então, houve recuou de 18 centímetros e a tendência é de estabilização.

Neste momento, a fase mais aguda da cheia passa pelos municípios de Ibotirama, Morpará e Barra, onde o nível ainda continua subindo alguns centímetros a cada dia.

Sobradinho

O reservatório da Hidroelétrica de Sobradinho atingiu a marca de 70,31% de volume útil nesta segunda-feira (7). Mesmo com defluência alta, de 4.000 m³/s, o lago segue aumentando a quantidade de água com a chegada das águas da cheia iniciada há mais de um mês em Minas Gerais.

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), responsável pelo complexo de hidroelétricas no rio São Francisco no Nordeste do país, ainda não informou quando pretende promover mudanças na vazão à jusante de Sobradinho.

Com isso, o cenário das cidades banhadas pelo Velho Chico está bastante modificado, como é o caso de Juazeiro, na Bahia, e Petrolina, em Pernambuco, onde o rio segue com volume considerável de água há mais de três semanas.

Previsão de Chuvas

De acordo com os institutos de meteorologia, nos próximos dez dias, o acumulado de chuva pode variar entre 150 mm e 200 mm na Região Metropolitana de Belo Horizonte e nas regiões Central, Centro-Oeste e Noroeste de Minas.

No Norte do Estado, no Oeste e Centro Sul da Bahia, os acumulados devem variar entre 80 e 120 mm. Se estas previsões se confirmarem, o nível do rio São Francisco deve continuar em elevação.

 

Tiago Marques

Notícias recentes

Policial da equipe de segurança de ACM Neto, morto em ação da PM, foi sepultado em Salvador

No final da manhã desta quinta-feira (29), foi sepultado, em Salvador, o corpo do subtenente…

Auxílio Brasil contemplou mais 229 famílias em Guanambi

A Prefeitura de Guanambi, por meio da Secretaria de Assistência Social, divulgou a lista das …

Falsa ameaça de ataque mobilizou PM em colégio privado de Vitória da Conquista

Policias da 77ª Companhia Independente de Polícia Militar (77ª CIPM) foram acionados por volta das…

Inscrições para tutores do Programa Médicos pelo Brasil foram prorrogadas

O processo seletivo do Programa Médicos pelo Brasil 2022 teve o prazo para inscrição no…

Sociedade Médica alerta para hábitos que ajudam a prevenir doenças cardiovasculares

Nesta quinta-feira (29), quando se celebra o Dia Mundial do Coração, a Sociedade de Cardiologia…

Uesb inscreve para programas de mestrado em Vitória da Conquista e Jequié

Os Programas de Pós-Graduação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia estão com inscrições abertas…