Anúncio
Norte de Minas

Reservatório da Hidroelétrica de Três Marias chega a quase 94% do volume útil

Publicado por
Tiago Marques
Compartilhado
Anúncio

A Usina Hidroelétrica de Três Marias (UHE Três Marias), na Região Central de Minas Gerais, atigiu 93,9%, mesmo patamar alcançado no dia 21 de janeiro, quando alcançou a maior marca para o mês em quase 60 anos de operação.

O reservatório segue com tendência de estabilidade nas próximas horas, pois a afluência está pouco maior do que a defluência. No início da tarde desta terça-feira (22), o lago estava recebendo 3.106 metros cúbicos por segundo (m³/s) e as turbinas e comportas estão liberando 3.019 m³/s, patamar atingido na última sexta-feira (18).

Anúncio

Cerca de 800 m³/s de água passam pelas turbinas de geração de energia, que trabalham com a capacidade máxima de produção. O restante está sendo liberado pelas comportas.

Em nota, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) informou que segue acompanhando a condição da bacia e ao longo dos próximos dias atualizará quaisquer alterações nesta programação de defluência. Como as chuvas tendem a ficar menos intensas nos próximos dias, de acordo com as previsões meteorológicas, é pouco provável que haja aumento da vazão no decorrer desta semana.

Fonte: SAR/ANA

A empresa trabalha com modelos hidrológicos e meteorológicos para tomar decisões sobre alterações de vazões. Além disso, as decisões precisam do respaldo da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), e do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF).

O reservatório iniciou o período chuvos com cerca de 34% de seu volume. Com as chuvas intensas de dezembro e início de janeiro, houve elevação acelerada no nível da água. No dia 13 de janeiro, a afluência em Três Marias foi superior a 9.000 m³/s, a maior já registrada em todo o período de operação da hidroelétrica.

Controle da cheia

Anúncio

A meta do controle da cheia, além de evitar alagamentos e inundações à jusante da hidroelétrica, é otimizar o armazenamento de água para que ao fim do período chuvoso haja o maior volume de água possível para produção de energia elétrica durante o ano. Como ainda há previsões de chuvas pelo menos até abril, o reservatório deve terminar o período chuvoso bem próximo de 100% da capacidade.

A estatal tem procurado sincronizar a abertura de comportas com as alterações na vazão do rio Abaeté, que tem sua foz entre a barragem e o município de Pirapora. A preocupação é para que o nível do rio não suba o suficiente na cidade de modo que possa alcançar de forma significativa o Vapor Benjamin Guimarães, último barco a lenha ainda em condições de navegabilidade no mundo.

Nesta segunda-feira (21), o nível chegou a encobrir parte do casco da embarcação. A cota ultrapassou 4,50 m, superando a marca de 4,12 m registrada em janeiro.

A embarcação foi retirada do leito do rio em novembro de 2020 para passar por um processo de restauração. Entretanto, os repassasses do convênio entre o Instituto Nacional do Patrimônio Artístico Nacional (Iphan) e o Istituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) foram interrompidos e os trabalhos ficaram paralizados.

Em janeiro, o Governo de Minas informou que assumiu integralmente a restauração da embarcação, um dos símbolos do rio São Francisco. De acordo com nota publicada no portal de notícias da administração estadual, a decisão foi tomada em função da falta de repasses de recursos financeiros em convênio firmado entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan e o Iepha, até então encarregado pela contratação e execução da obra. Em breve serão divulgados orçamentos e novo cronograma para a continuação da obra.

Cheia no Médio São Francisco

Com as comportas de Três Marias e com afluêntes como o rio Paracatu, o das Velhas, Urucuia e outros com levando bastante água ao Velho Chico, a cheia no Médio São Francisco está alcançando os patamares registrados em janeiro no Norte de Minas e na Bahia.

No primeiro ponto de monitoramento abaixo da foz do rio das Velhas, em Cachoeira da Manteiga, no município de Buritizeiro, faltam apenas 15 centímentros para alcançar a marca de 10,11 metros (m), registrada em 19 de janeiro.

O cenário se repete nos municípios de São Romão, abaixo da foz do Paracatu, e em São Francisco, abaixo da foz do rio Urucuia, assim como nos próximo municípios, como Januária, Itacarambi e Manga, no Norte de Minas, e Carinhanha, Malhada e Bom Jesus da Lapa, na Bahia.

Sobradinho

O reservatório da Hidroelétrica de Sobradinho ultrapassou 76% de seu volume. Com afluência chegando próximo a 6.000 m³/s, a defluência está mantida em 4.000 m³/s. Como há previsão de chuvas expressivas no Sub-Médio e no Baixo São Francisco nos próximos dias, o nível do rio que segue estável com a defluência controlada até a Hidroelétrica de Xingó pode subir alguns centímetros em algumas localidades.

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 22 de fevereiro de 2022 15:03

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Anúncio
Publicado por
Tiago Marques

Notícias recentes

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024

Concurso da Univasf inscreve até segunda para vagas na Bahia, Pernambuco e Piauí

Está terminando o prazo para inscrições no concurso da Universidade Federal do Vale do São…

26 de abril de 2024

Prefeitura de Caetité divulgou atrações principais da Festa de Sant’Anna 2024

Nesta semana, foram divulgadas as atrações principais das Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. O…

26 de abril de 2024

Acelen abriu oportunidades de emprego na Bahia e São Paulo

A empresa do setor energético Acelen, com mais de 1.200 colaboradores distribuídos entre o estado…

26 de abril de 2024

Magazine Luiza abriu novas vagas de emprego em Feira de Santana, Guanambi, Salvador e outras cidades da Bahia

Novas vagas de emprego foram abertas pelo Magazine Luiza, rede varejista presente em todas as…

26 de abril de 2024

Revenda BYD na Bahia abriu várias vagas de emprego

A BYD Mandarim, primeira revenda da montadora chinesa na Bahia, pertencente ao Grupo Indiana, abriu…

26 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio