23.2 C
Guanambi
20.1 C
Vitória da Conquista

Hidroelétrica de Três Marias fecha comportas após mais de 50 dias de vertimento no rio São Francisco

Mais Lidas

As últimas comportas ainda abertas da Usina Hidroelétrica de Três Marias foram fechadas nesta quarta-feira (9), após 54 dias do início da abertura para controle das cheias do rio São Francisco e de seus afluentes.

Toda vazão deflunete está passando pelas turbinas de geração de energia elétrica, totalizado 760 metros cúbicos por segundo (m³/s) no leito do rio São Francisco. Já a afluência está pouco superior a 1.000 m³/s.

O volume útil do reservatório superou novamente a marca de 92% e deve fechar o período chuvoso próximo de 100% com a confirmação das chuvas previstas até meados de abril, assim como ocorreu em abril de 2020, última vez que a marca quase foi alcançada.

A trajetória de queda no volume começou no início de novembro, quando o reservatório chegou a 33,89% de sua capacidade. Com as chuvas intensas no Alto São Francisco no fim de dezembro e início de janeiro, o percentual subiu rapidamente, chegando a 80% em 14 de janeiro, quando as comportas começaram a ser abertas, e a 93,9% no dia 20, quando as chuvas diminuíram e foi iniciado o primeiro processo de esvaziamento.

Entre as chuvas do início de janeiro e de meados de fevereiro, houve diminuição na defluência, que chegou a 3.000 m³/s, no entanto, as comportas não ficaram totalmente fechadas em nenhum momento. Em 20 de fevereiro, o volume superou novamente os 93%.

Recordes registrados em 2022

Dois recordes foram registrados em 2022 no reservatório de Três Marias. De acordo com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), a vazão afluente registrada no dia 13 de janeiro foi a maior em quase 60 anos de operação da hidroelétrica.

Foram quase 9.000 m³/s de média de água chegando no lago, superando a marca anterior, 1983, 1997, 1992 e 1979 (anos das maiores cheias verificadas na região).

Outra marca quebrada com a cheia de 2022 foi o volume último alcançado em janeiro, o maior para o mês também em toda a história da usina. Com muitas secas neste período, o número de peixes na bacia diminuiu de forma drástica e aparentemente houve recuperação com as cheias de 2020 e 2022.

A abertura das comportas de Três Marias mudou as paisagens à jusante no rio São Francisco. Em Pirapora, o fenômeno que da nome à cidade foi novamente registrado depois de mais de 15 anos.

A diminuição da vazão já reflete no trecho do rio na cidade e revela a fartura de peixes. Um vídeo divulgado esta semana nas redes sociais mostra cardumes encalhando nas margens do rio, gerando grande expectativa de fartura de pescados no decorrer do ano.

O controle da cheia do rio São Francisco a partir da hidroelétrica também foi importante na preservação do Vapor Benjamin Guimarães, ancorado às margens do rio em Pirapora para ser restaurado. A Cemig controlou a abertura das comportas de forma assíncrona às cheias do rio Abaeté, que deságua no rio São Francisco pouco abaixo da barragem.

Cheia

A cheia do rio São Francisco registrada em fevereiro a partir de Três Marias atingiu níveis muito próximos dos registrados em janeiro em todo o Norte de Minas e nas primeiras cidades da Bahia, como Carinhanha e Malhada. Nesta localidades, o nível do rio atingiu 8,16 metros (m) na última sexta-feira (4), apenas quatro centímetros a menos do que a marca anterior.

Foto: José Hélio | Lapa Notícias

Em Bom Jesus da Lapa, a segunda cheia superou o nível da primeira em 10 centímetros, chegando à cota de 9,30 metros. De acordo com dados do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM), o Velho Chico continuará cheio pelos próximos dias em seu trajeto até o reservatório da barragem de Sobradinho.

Enquanto o rio segue em elevação na Bahia, em Minas Gerais ele vem reduzindo consideravelmente com o fechamento das comportas em Três Marias. Até o município de São Francisco, o rebaixamento foi de aproximadamente quatro metros.

Sobradinho

A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) anunciou, hoje (7), a redução da vazão a partir das Usinas Hidrelétricas de Sobradinho (BA) e Xingó (SE) dos atuais patamares de 4 mil metros cúbicos por segundo (m³/s) para 3.500 m³/s, na próxima quinta-feira (10), chegando a 3.000 m³/s no sábado, dia 12.

O reservatório de Sobradinho encontra-se atualmente com mais de 83% de seu volume útil e tem previsão de atingir 100% até final de abril, quando encerra o período úmido na Bacia.

Programação da vazão

10/03 – 3.500 m³/s

12/03 – 3.000 m³/s

A redução se dá por conta da diminuição na incidência de chuvas no alto São Francisco e da necessidade de manutenção dos níveis dos reservatórios na Bacia do São Francisco, diante da aproximação do final do período úmido, entre final de abril e início de maio. A vazão de 3.000 m³/s deve permanecer neste patamar até nova avaliação.

A Chesf ressalta que a situação hidrológica da Bacia do São Francisco (e demais bacias onde possui Usinas e reservatórios) é permanentemente monitorada, podendo haver alterações das vazões praticadas, conforme sejam as necessidades de geração de energia apresentadas pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) ou a alteração dos volumes pluviométricos nas regiões.

A Companhia chama atenção, ainda, para a importância da não ocupação das áreas no leito do Velho Chico, haja vista eventual aumento no nível do Rio, durante o período úmido.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas