Vídeos mostram cardumes imensos no rio São Francisco em Minas Gerais

Foto capturada de um vídeo mostra muitos peixes saltando no rio São Francisco em Pirapora
Reprodução

Uma das maiores cheias das últimas décadas fez o rio São Francisco revigorar. Apesar dos transtornos causados a milhares de ribeirinhos que precisaram deixar suas casas e suas lavouras a medida que o Velho Chico foi subindo, o restante do ano promete muita fartura.

Após um longo período de escassez de peixes por conta das secas prolongadas que assolaram boa parte da década passada, as cheias de 2020 e 2022 revigoraram um dos mais importantes rios brasileiros e trouxeram de volta a fartura para os pescadores. Os alagamentos quilométricos das vazantes às suas margens também vão proporcionar plantios e colheitas fartas para os ribeirinhos.

Vídeos gravados em Pirapora, na Região Central Mineira, mostram os enormes cardumes praticamente encalhados nas partes mais baixas da margem do rio. O fenômeno que da nome à cidade voltou a ocorrer depois de mais de 15 anos sem ser visto. O aumento na quantidade de pescado disponível deve ocorrer em todo o traçado do rio.

A “pira=peixe” “porá=pulo”, do tupi-guarani, encantou ribeirinhos que sofreram com a falta de peixes no Velho Chico por muito tempo. Mesmo com o fim da piracema, alguns peixes menores ainda tentam saltar a pequena queda d’água no local conhecido com Duchas, ponto turístico da cidade.

São peixes de várias espécies endêmicas da bacia do rio São Francisco vistos pelos moradores. Com o rebaixamento do nível após a reprodução, eles buscam espaço no leito antes que os braços abertos pela cheia sequem.

Apesar do fim do defeso e da abundancia prevista para os próximos meses, as autoridades ambientais precisam seguir vigilantes para evitar a pesca predatória no Velho Chico e em suas lagoas marginais, para garantir assim que no próximo ano possa haver novamente condições para reprodução satisfatória.

Três Marias fecha comportas

As comportas da Hidroelétrica de Três Marias foram completamente fechadas nesta quarta-feira (9). A defluência, que chegou a 3 mil metros cúbicos por segundo (m³/s) nas últimas semanas, agora está em 760 m³/s, com todo volume de água passando pelas turbinas geradoras de energia.

O volume útil do reservatório superou novamente a marca de 92% e deve fechar o período chuvoso próximo de 100% com a confirmação das chuvas previstas até meados de abril, assim como ocorreu em abril de 2020, última vez que a marca quase foi alcançada.

Já a hidroelétrica de Sobradinho, na Bahia, da início ao processo de redução da vazão nesta quinta-feira.

SEM COMENTÁRIOS

Deixe uma respostaCancelar resposta

Sair da versão mobile